Paciente escreve livro sobre atendimento humanizado no Hospital Célio de Castro

Os cuidados recebidos no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) pelo jornalista Kleber Santos, de 64 anos, foram parar nas páginas de um livro. Após a descoberta de uma doença rara, ele fez tratamento por 22 dias na unidade administrada pela Prefeitura de Belo Horizonte no Barreiro. A obra “Dor da alma” retrata a experiência do acolhimento humanizado que fortaleceu o paciente diagnosticado com divertículo de Zenker e foi lançada na Bienal Mineira do Livro.
Kleber chegou ao HMDCC transferido do município de Caeté com indicação cirúrgica e muito receio em iniciar o tratamento, passando a receber os cuidados humanizados logo na entrada. “Imediatamente, quando fui para o quarto, me senti tendo um atendimento personalizado, o que me deixou encantado e me tranquilizou. Uma equipe multidisciplinar me acompanhou a todo momento”, ressalta o jornalista.
Ele passou a ter mais segurança para encarar o tratamento. “O que eu achava mais interessante é que nunca falavam que eu tinha um problema grave. Era um problema delicado, mas sempre acompanhado das palavras ‘nós vamos cuidar de você’. E isso me surpreendeu em cada amanhecer e cada pôr do sol, eu me sentia ainda mais acolhido, mais amparado e mais seguro em todo o tratamento”, afirma.
O divertículo de Zenker é uma doença caracterizada pela formação de uma bolsa na parte superior do esôfago, logo abaixo da faringe. Essa bolsa pode reter alimentos, líquidos e saliva, causando dificuldades para engolir, regurgitação e, em alguns casos, pneumonia por aspiração. O diagnóstico é, geralmente, feito por meio de endoscopia e o tratamento pode necessitar de cirurgia.
“Eu estava há muito tempo com alguns sintomas como tosse, engasgos e refluxo. Fui protelando e não percebia muito o meu emagrecimento, que era bem representativo. Em dois meses eu perdi mais de 30 quilos. Tinha um incômodo na garganta que eu tratava como um problema digestivo, e sem procurar um médico ou qualquer outro atendimento, fui fazendo minha automedicação, até que definitivamente parei de engolir”, relembra.
Visibilidade
A experiência de Kleber no HMDCC pode ser lida e vista, na íntegra, neste link. O objetivo do hospital é dar visibilidade às histórias vividas pelos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes, acompanhantes e familiares.
“Recebemos com alegria e surpresa o livro escrito por um dos nossos pacientes com o relato da sua experiência no Hospital Célio de Castro. A obra é um registro sensível e valioso sobre o cuidado na Saúde na perspectiva do usuário. Isso reforça a nossa missão de oferecer uma assistência centrada no paciente, pautada na excelência técnico-científica e na humanização. O testemunho traduz o impacto que um atendimento acolhedor e comprometido pode exercer na trajetória de recuperação e superação de um paciente”, aponta a diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto.