Arraial de Belô terá gestão integrada para mais segurança e conforto do público

A 46ª edição do Arraial de Belô começa nesta sexta-feira (11) e a Prefeitura de Belo Horizonte preparou um esquema especial para o festejo. Na edição de 2025 haverá gestão integrada, com vários órgãos públicos trabalhando para oferecer aos amantes da cultura junina um evento planejado, seguro, limpo e estruturado, como ocorre no Carnaval. Toda programação pode ser conferida no Portal Belo Horizonte.
A partir do planejamento da produção do evento elaborado pela Belotur, outros planos operacionais foram desenvolvidos pelos órgãos públicos para viabilizar a realização da 46ª edição da festa, visando garantir mobilidade, segurança, limpeza e atendimento em saúde. O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) vai monitorar o evento em tempo real.
Operação de trânsito
Será criado a linha especial 55, aos sábados e domingos, com partidas da Savassi e do Mineirinho e com atendimentos ao Centro. Serão disponibilizados ônibus do MOVE e as partidas acontecerão na Avenida Cristóvão Colombo, entre as ruas Sergipe e Tomé de Souza. As viagens terão intervalo de 30 minutos, das 16h às 17h30.
Também será disponibilizado o serviço da linha 55 na saída do evento, a partir das 20h. Agentes da Sumob organizarão o embarque e as viagens poderão ter início de acordo com a demanda no local.
- Táxi
-
Visando proporcionar maior conforto aos espectadores, será criado um ponto de táxi na Avenida Antônio Abrahão Caram, entre a Alameda das Palmeiras e a Avenida Coronel Oscar Paschoal.
- Veículos de aplicativo/caronas
-
Será permitido também o embarque e desembarque de veículos por aplicativos ou caronas na Avenida Chaffir Ferreira,entre a Avenida Otacílio Negrão de Lima e a Alameda das Palmeiras. Nos demais locais, o embarque e desembarque devem seguir as regras e sinalizações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
- Saúde
-
Serão contratadas para a festa 24 ambulâncias e 5 UTIs móveis. A regulação dos veículos será mantida no COP-BH, com equipes atuando para organizar os atendimentos de acordo com a prioridade de cada caso.
- Limpeza Urbana
-
A SLU fará a limpeza das vias impactadas e vai instalar contêineres na área do evento. Além da varrição, as vias do entorno do Mineirinho serão lavadas todos os dias após o Arraial de Belô. Também serão disponibilizados garis na arena interna do Mineirinho para a limpeza nos intervalos entre cada apresentação das quadrilhas.
Na área externa, onde estarão as barracas e o palco, haverá limpeza antes, durante e depois em todos os dias do festejo. Todo o trabalho será executado por 45 garis, cinco caminhões basculantes e um caminhão-pipa.
- Segurança
-
A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) manterá equipes do COP-BH e da Guarda Civil Municipal com a atenção voltada para o Arraial de Belô durante os cinco dias do evento. A Sala de Controle Integrado (SCI) do COP-BH irá reforçar a equipe que atua no videomonitoramento da capital a partir do desta sexta (11).
O objetivo é garantir que a festa transcorra sem gerar impactos negativos sobre o funcionamento da cidade. Mais de 20 instituições manterão equipes de plantão, podendo ser acionadas a qualquer momento, caso haja necessidade.
O comando da Guarda Municipal vai mobilizar um efetivo de aproximadamente 180 agentes, por dia. A operação contará com patrulhamento a pé e o apoio de cerca de 35 viaturas, com foco exclusivo na segurança do evento. Além das ações de presença e patrulhamento preventivo, os agentes atuarão na fiscalização do trânsito nas imediações do evento e nas principais vias de acesso ao Mineirinho, garantindo a mobilidade urbana e a segurança do público participante.
- Economia Popular Solidária
-
Com o objetivo de estimular a geração de trabalho e renda, sob a lógica da cooperação e da sustentabilidade, o Arraial de Belô terá um espaço para a comercialização de produtos da Feira da Economia Popular Solidária. Seis empreendedores, por dia, irão oferecer ao público itens de artesanato e vestuário, como adereços juninos, roupas e acessórios.
A iniciativa tem como premissa a reciprocidade, a coletividade, a valorização dos produtos locais, a prática de preços justos, a sustentabilidade, o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação do meio ambiente.
46º Arraial de Belô
O Arraial de Belô 2025 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, assinando a Cota Apresenta, e convênio com o Ministério do Turismo. O evento tem ainda o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de cosméticos Natura; o apoio técnico da União Junina Mineira; e parceria com o Mercado Central KTO. A TV Globo Minas será a emissora oficial do festejo.
O Arraial de Belô, reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos maiores festejos do período junino, chega à 46ª edição. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows musicais, além de diversas atividades gastronômicas. O evento acontece nos dias 11, 12,13, 19 e 20 de julho, no Mineirinho.
A última edição do Arraial de Belo Horizonte atraiu cerca de 80 mil pessoas durante a pré-programação e os quatro dias de evento, representando um aumento de 35% no público diário em relação a 2023. Segundo o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão de pesquisa mantido pela Belotur, a nota média geral atribuída pelo público foi de 9,2 em uma escala de 10.
A Vila Gastronômica contou com a participação dos bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação. Durante os quatro dias, as vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 54% por dia em comparação ao ano anterior.