Noticias

Trajeto da Parada do Orgulho LGBTQIA+ terá estrutura para garantir segurança e fluidez no trânsito


Belo Horizonte sedia neste domingo (20) a 26ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+. A Prefeitura vai garantir estrutura, segurança, limpeza e acessibilidade ao evento. Como em 2024, a concentração será no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Brasil (Praça Tiradentes), a partir das 14h. Seis trios elétricos ficarão em pontos distintos durante a concentração. A caminhada está marcada para começar às 17h45, em direção à Praça Sete, no Centro, e a previsão é que a dispersão ocorra às 20h.

Para que tudo aconteça de forma organizada, a Prefeitura vai ativar o posto de comando no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), com a participação de várias instituições municipais, estaduais, da iniciativa privada e da sociedade civil. O objetivo é realizar o monitoramento e a gestão conjunta do evento, acompanhando, em tempo real, todas as ações planejadas, identificando eventuais intercorrências e promovendo respostas rápidas e articuladas.

A articulação institucional para estruturação do posto de comando é da Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos. Ele será ativado às 13h e funcionará até 22h, com a coordenação do COP-BH e a presença de representantes do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos-MG), da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), da Guarda Civil Municipal, da Subsecretaria de Fiscalização (Sufis), da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da BHTrans, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob), do Metrô BH, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Com acesso a imagens de quase 5 mil câmeras espalhadas pela cidade, o COP-BH promove a interlocução entre os diferentes órgãos e agentes públicos, permitindo o acompanhamento das ações operacionais, o monitoramento e pronta resposta a ocorrências e a gestão integrada do evento. Em caso de urgência ou intervenção do poder público, os gestores definirão ações que garantam de maneira célere a segurança dos belo-horizontinos e turistas, e o retorno à normalidade da cidade, sobretudo nos aspectos da segurança pública, da fluidez do trânsito, no respeito ao Código de Posturas do Município e no acompanhamento dos alertas emitidos pela Defesa Civil.

Além das câmeras, o posto de comando contará com o apoio de drone da Sejusp, garantindo o compartilhamento de imagens e recursos com as entidades envolvidas e do sistema de radiocomunicação digital da Prefeitura, otimizando a comunicação entre o posto e os agentes em campo.

Operação de trânsito

A Prefeitura de Belo Horizonte também fará operação de trânsito e transportes para a 26ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+.

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar) vão operar (monitorar, fiscalizar e orientar) o tráfego na região do evento. Faixas de tecido serão afixadas para orientação de motoristas e pedestres. 

Sábado (19)
– A partir das 6h, será realizada interdição parcial de faixas em ambos os sentidos da Afonso Pena, entre as ruas Pernambuco e Rio Grande do Norte.
– Também às 6h será feita a interdição total da Avenida Brasil, entre as ruas Pernambuco e Rio Grande do Norte, sentido Santa Efigênia, no entorno da Praça Tiradentes.
– As duas intervenções serão para montagem das estruturas do evento. Conforme o andamento das montagens, pode ser necessário interdições totais na região.

Domingo (20)
– A partir das 10h, será realizada a interdição total na Avenida Brasil, entre as ruas Pernambuco e Rio Grande do Norte, em ambos sentidos, próximo à Praça Tiradentes.
– A partir das 17h30, finaliza o evento na Praça Tiradentes e os trios elétricos começam a descer a Avenida Afonso Pena, até a Praça Sete.
– Com a realização da Feira Hippie e o desfile dos trios, é importante salientar que a Afonso Pena estará interditada desde a madrugada, entre as ruas São Paulo e Rio Grande do Norte, em ambos os sentidos.
– O deslocamento do evento com os trios será realizado após a liberação da Feira Hippie.
– Agentes da Unidade Integrada farão interdições operacionais durante o deslocamento dos participantes até a chegada à Praça Sete. A Afonso Pena permanecerá interditada entre os cruzamentos das ruas São Paulo e Rio Grande do Norte.
– Os desvios serão sinalizados com faixas de pano e os motoristas devem seguir as orientações dos agentes de trânsito.
– A partir das 20h haverá a dispersão do público na Praça Sete, desmontagem das estruturas e liberação das vias após a limpeza, o que está previsto para 23h59.

Desvios

Na Avenida Brasil

Sentido Santa Efigênia: Avenida Brasil, Rua Gonçalves Dias, Rua Rio Grande do Norte, Rua Cláudio Manoel, Rua Professor Moraes, Avenida Bernardo Monteiro, Avenida Brasil.

Sentido Savassi: Avenida Brasil, Avenida Carandaí, Rua Rio Grande do Norte, Avenida Getúlio Vargas.

Na Avenida Afonso Pena

Sentido Mangabeiras/Praça Sete: Avenida Afonso Pena, Avenida do Contorno ou Avenida Getúlio Vargas, Avenida dos Andradas.

Sentido Praça Sete/Mangabeiras: Avenida Afonso Pena, retorno permitido na esquina com a Rua São Paulo, Rua dos Caetés, Rua da Bahia, Rua dos Tupinambás, Avenida dos Andradas, Avenida do Contorno, Rua dos Inconfidentes, Afonso Pena (sentido Mangabeiras).

Na Avenida Amazonas

Sentido Praça da Estação: Avenida Amazonas, Rua dos Tamoios, Rua Rio de Janeiro, Avenida Augusto de Lima, Rua São Paulo, Afonso Pena, Rua dos Caetés, Rua da Bahia, Rua dos Tupinambás, Andradas (sentido Praça da Estação).

Sentido Rodoviária: Avenida Amazonas, Rua dos Tamoios, Rua Rio de Janeiro, Avenida Augusto de Lima, Rua São Paulo, Afonso Pena (sentido Rodoviária).

Transporte coletivo

A BHTrans orienta os participantes a priorizarem o uso do transporte coletivo. Em função do evento, as linhas do transporte coletivo terão itinerários e pontos de embarque/desembarque alterados na área central no domingo (20), das 11h às 22h. Cartazes serão fixados dentro dos ônibus orientando sobre as mudanças nos itinerários.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo