Noticias

Prefeitura de BH resolve demanda de catadores e população na Praça João Pessoa


A Prefeitura de Belo Horizonte, através de um trabalho articulado em diversas frentes, resolveu a situação de catadores que estavam utilizando a Praça João Pessoa como ponto de triagem. Essa triagem passa a ser feita agora em galpão alugado pela PBH. O grupo de 11 catadores foi encaminhado para acesso a programas como Bolsa Família e Bolsa Moradia.

O prefeito Álvaro Damião foi acompanhar de perto a ação. “Vim aqui para dizer ao povo de Belo Horizonte que estamos trabalhando. Fizemos um planejamento para levar quem fazia o trabalho de triagem nessa praça para um local adequado, passando a trabalhar com mais dignidade, e para que as pessoas possam voltar a frequentar a praça após anos de espera e promessa da solução deste problema”, ressaltou.

Desde 2021, o grupo que realizava o trabalho de triagem na praça é acompanhado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e pela Saúde, por meio do Consultório na Rua. Todos os catadores também foram encaminhados para serviços de emissão gratuita de documentação, bem como de alimentação, via restaurante popular.

Eles já contam com o galpão alugado pela Prefeitura na Rua Itambé, 243, Bairro Floresta, onde poderão realizar a triagem de forma mais adequada, com segurança e conforto. O galpão tem banheiro, geladeira, bebedouro, materiais de limpeza e de higiene pessoal. A Prefeitura também vai disponibilizar funcionários para atuar na limpeza e na vigilância do espaço.

Foram recolhidos seis caminhões de material reciclável na Praça João Pessoa. O volume de quatro caminhões foi levado para o galpão da Cooperativa Solidária dos Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste (Coopesol) e dos outros dois para o galpão alugado pela PBH.

Toda a ação da Prefeitura foi acordada previamente com os catadores por técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). A ação também envolveu a Guarda Civil Municipal e a Subsecretaria de Fiscalização. Os trabalhos contaram com 55 garis, sete caminhões-báscula, um caminhão-munck, três caminhões-pipa e um caminhão compactador.



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo