Teatro Francisco Nunes é palco para lançamento de novo trabalho de Thiago Delegado

O violonista e cantor Thiago Delegado lança no próximo domingo (27) o seu novo trabalho, “Sambetes Vol. 2”, com direção musical de Roberto Menescal. Este é o sexto álbum da carreira do artista e reafirma sua ligação com a música instrumental brasileira e a estética do samba jazz. No palco, Delegado estará acompanhado por sua banda, a DelegasCia, formada pelos músicos Aloízio Horta (contrabaixo), André Limão Queiroz (bateria) e Christiano Caldas (teclado), que também participaram da gravação do disco.
O quarteto promete uma apresentação vibrante, com interpretações que evidenciam o virtuosismo do violão de Delegado e a riqueza harmônica das composições. O show acontecerá às 11h, dentro da programação do “Música de Domingo”, projeto especial do Teatro Francisco Nunes, e integra as atividades do Circuito Municipal de Cultura. Mais informações no site do Circuito.
O Circuito Municipal de Cultura é um projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
Com uma trajetória marcada pela valorização das raízes mineiras e pela busca de novas sonoridades, Thiago Delegado mergulha em “Sambetes Vol. 2” numa bossa elegante, violonística e sensível. O disco foi gravado em fevereiro de 2024 no Estúdio Stereoutono e celebra a fusão entre tradição e inovação, com releituras instrumentais que homenageiam clássicos do gênero em arranjos sofisticados e contemporâneos.
A direção musical é do mestre Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova. “Ter o Menescal como diretor musical foi uma honra imensa. Ele é uma lenda viva do violão brasileiro e sua presença deu ao projeto uma conexão histórica que me emociona”, afirma Delegado, que assina a produção do álbum.
“Sambetes Vol. 2” estará disponível nas plataformas digitais.
Thiago Delegado
Desde sua estreia fonográfica com Serra do Curral (2010), Thiago Delegado se destaca como um dos nomes mais consistentes da música instrumental no país. Mineiro de nascimento e de espírito musical, Delegado é violonista, compositor e produtor. Com seis álbuns lançados e presença constante nos palcos e festivais do Brasil, é referência na música instrumental contemporânea. Seu trabalho dialoga com o jazz brasileiro, o choro, o samba, a bossa, sempre com o violão como fio condutor.
Música de Domingo
Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019, mas com a Covid-19 teve novamente suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, a iniciativa voltou ao calendário cultural da cidade em setembro de 2021, com programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada.
Entre setembro de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 19 edições, com público total de aproximadamente 4 mil pessoas, que receberam as atrações como “Percussão Circular convida Sérgio Pererê”, “Aline Calixto”, “Roger Deff”, “Toninho Horta” e “Samba Marku”.
O acesso ao Teatro Francisco pode ser feito pelas portarias do Parque Municipal Américo Renné Giannetti: Alameda Ezequiel Dias, 300; Avenida Afonso Pena, 1.055; Afonso Pena, 1.377; Avenida dos Andradas, 787; e Rua da Bahia, 701.
Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, data que marcou o fim do Ano IV, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
Serviço
Música de Domingo | Show Thiago Delegado – Lançamento do álbum “Sambetes Vol. 2”
Quando: 27 de julho (domingo), às 11h
Onde: Teatro Francisco Nunes (Afonso Pena, 1.321 – Centro).
Acesso pelas cinco portarias do Parque Municipal Américo Renné Giannetti:
– Alameda Ezequiel Dias, 300 – Centro
– Afonso Pena, 1.055 – Centro
– Afonso Pena, 1.377 – Centro
– Andradas, 787 – Centro
– Rua da Bahia, 701 – Centro
Quanto: Gratuito. Sem a necessidade da retirada de ingressos.
Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Acessibilidade: Tradução em Libras
Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook