Escolha de mascote dos Jogos da Primavera é sucesso entre alunos e educadores

Desde o início da votação para escolha da mascote oficial dos Jogos da Primavera 2025, em 8 de agosto, estudantes, educadores e toda a comunidade escolar de Belo Horizonte estão participando ativamente e demonstrando entusiasmo com a iniciativa. A eleição, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem mobilizado alunos da rede municipal e ampliado o engajamento na atividade.
Durante o recreio ou nos intervalos das aulas, a iniciativa reforça o uso pedagógico dos dispositivos eletrônicos, estimulando a participação de forma lúdica e educativa. O uso dos dispositivos é liberado no ambiente escolar apenas em atividades didáticas, como a escolha da mascote. Essa experiência visa proporcionar uma aprendizagem mais interativa e conectada à realidade dos estudantes.
Rita de Cássia, vice-diretora da Escola Municipal Belo Horizonte, avalia que integrar a tecnologia às atividades escolares traz benefícios importantes. “Quando os alunos participam de iniciativas como essa, eles passam a entender melhor como o celular pode ser usado para fins didáticos. Além disso, a tecnologia contribui para o desenvolvimento de habilidades digitais essenciais, incentiva a autonomia, estimula o pensamento crítico e aumenta o engajamento em processos educacionais mais inovadores”, afirma.
A participação dos alunos da rede municipal tem um peso especial na decisão, reforçando a importância da opinião dos jovens na escolha do símbolo que representará a competição. Clara Farias, aluna do 7º ano B da escola, resumiu o sentimento entre os educandos. “Pela primeira vez tivemos a oportunidade de participar da escolha da mascote dos Jogos da Primavera da nossa cidade. Espero que vença a escolhida por mim”.
A votação se encerra nesta quarta-feira (20) e é feita exclusivamente pelo Portal da Prefeitura. Para votar, basta acessar o formulário online. Cartazes com QR Code estão sendo distribuídos em todas as escolas municipais, facilitando o acesso à votação. Além dos estudantes, toda a população de BH está convidada a escolher sua mascote.