Noticias

Curta “Dona” estreia no MIS BH conectando passado e presente dos cinemas da capital


O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) recebe o lançamento do curta-metragem “Dona”, que faz uma reflexão sensível sobre a experiência do cinema ao longo dos anos, especialmente diante das transformações dos cinemas de rua e o crescimento dos shopping centers. A exibição será nesta quarta-feira (27), às 19h30, com entrada gratuita — sem retirada prévia de ingressos e sujeita à lotação do espaço.

A sessão contará com intérprete de Libras. Produzido pelo coletivo cultural Projeto Dona, criado em 2020 e consolidado a partir dessa produção, o filme foi realizado por meio do projeto aprovado no edital público nº 03/2023 – BH nas Telas – Edição Paulo Gustavo.

O curta conta a história de Dona, uma faxineira que viveu a juventude trabalhando em um grande cinema de rua de Belo Horizonte, enquanto enfrentava o medo constante de vê-lo fechar as portas. Curiosamente, Dona nunca viu um filme no cinema. Ela só conhecia os finais das histórias, pois era nesse momento da sessão que entrava para limpar as salas.

Quase três décadas depois, já mais madura, atua em um cinema de shopping, tentando resgatar a alegria que imagina sentir ao assistir um filme do início ao fim. Entre passado e presente, Dona constrói uma trajetória marcada por afetos e conflitos com o ambiente de trabalho, sempre carregando a pergunta: como seria viver a emoção de uma primeira sessão de cinema?

O elenco tem Jéssica Pierina e Meibe Rodrigues interpretando Dona em diferentes fases da vida, além de Chico Aníbal, Nica Alcântara e Victor Vieira. O roteiro é de Sofia Marinho e Anna Mol, e fotografia de Maria Navarro.

Serviço
Lançamento do curta-metragem “Dona”

Duração: 18 min | Classificação: livre | Sessão com acessibilidade (Libras)

Data: quarta-feira (27), às 19h30

Entrada gratuita

Local: Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) – Rua Álvares Cabral, 560, Lourdes



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo