Noticias

Coordenadores das Unidades Socioassistenciais e de Cidadania se reúnem para debater a segurança alimentar


Desta quarta (27) à sexta-feira (29), a PBH realiza o III Encontro Anual de Coordenadores das Unidades Socioassistenciais e de Cidadania de Belo Horizonte. O evento será promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) das 8h30 às 12h na Avenida Afonso Pena, 342.

O objetivo é fortalecer o diálogo sobre os processos que envolvem as ações de assistência alimentar nas unidades socioassistenciais e de cidadania, promover a troca de experiências e estreitar ainda mais a parceria entre as instituições e o município. Atualmente, a SMSAN atende 96 unidades, com 2,5 mil beneficiários e 1,5 mil colaboradores, fornecendo cerca de 16,5 mil refeições diárias. A previsão é que sejam fornecidas 6 milhões de refeições neste ano para essas instituições parceiras.

As ações de assistência alimentar às unidades socioassistenciais e de cidadania representam a garantia do acesso regular e contínuo à alimentação saudável para crianças, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos acolhidos pelas unidades parceiras da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

A equipe de nutricionistas da SMSAN elabora os cardápios de forma cuidadosa, levando em conta os diferentes públicos atendidos, as faixas etárias e as tradições alimentares. Há também o planejamento sobre a aquisição e distribuição dos gêneros alimentícios para as unidades, enquanto uma equipe de supervisores de alimentação é responsável por orientar a produção e as boas práticas na manipulação dos alimentos, bem como de promover ações de educação alimentar e nutricional, visando a formação de práticas alimentares saudáveis.

Cada usuário recebe até seis refeições por dia, sendo café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo