PBH já atendeu 4 mil pessoas em situação de rua com uso de vans

Um ano após a inclusão de vans e equipamentos tecnológicos no suporte à população em situação de rua, o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) da Prefeitura de Belo Horizonte apresenta resultados positivos no atendimento a esse público. Em 12 mil abordagens, cerca de 4 mil pessoas foram atendidas em 2025, com mais qualidade e conforto.
A modernização do serviço não se restringe às três vans usadas nas abordagens em todas as regionais da cidade, das 8h às 22h. Com a aquisição de tablets e outros itens tecnológicos, foi possível dar mais celeridade nas respostas aos usuários, como a impressão de encaminhamentos ou a consulta à situação no Cadastro Único. Considerando que os usuários circulam pelos territórios, o que cria uma barreira no retorno às demandas, a possibilidade de respostas imediatas garante mais proteção social e redução de riscos.
As equipes do Seas atuam diretamente nos territórios com a busca ativa de pessoas que usam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência, com o objetivo de garantir a dignidade dessa parcela da população, influenciando diretamente na possibilidade de superação da vida nas vias públicas. A atribuição dos profissionais é voltada para a escuta qualificada das demandas que essa população apresenta, orientações sobre o acesso a serviços públicos, como abrigos e albergues, além do encaminhamento para serviços essenciais, como de Saúde, acesso à documentação alimentação gratuita nos restaurantes populares.
Também foi incluída na rotina do Seas a presença de Entrevistadores Sociais do CadÚnico, que permite a inclusão ou atualização dos cadastros, essenciais para o acesso a benefícios sociais. Outro importante avanço na política de atendimento a esse público foi o suporte em ações emergenciais, como ondas de baixas temperaturas e calor.
A partir de alertas emitidos pela Defesa Civil, as equipes se organizam para a entrega de cobertores e água, garantindo proteção social ao público. Apesar de não ser uma oferta continuada e não estar originalmente entre os serviços da rede e assistência social, essas entregas auxiliam na aproximação e construção de vínculo com a população.
“É usual o Seas fazer atendimentos e abordagens em pé, na rua, debaixo de sol, conforme as condições de cada território. Convidar os usuários para sentar em uma cadeira, na sombra, embora pareça um gesto simples, tem um significado simbólico de convite ao diálogo mais duradouro, garantindo dignidade e afetividade no atendimento. Sem dúvidas, esse foi um dos maiores ganhos”, ressalta a diretora de Média Complexidade do Suas-BH, Alessandra Figueiredo.
Estratégias de aproximação
As vans contam com estrutura de mesas, cadeiras, caixas de som, microfones e materiais artísticos, favorecendo a qualificação e a ampliação das atividades coletivas nos territórios, sendo usadas para ações que envolvam música, dança e pintura. Por ser um veículo grande, é possível transportar uma estrutura de materiais que possibilite o atendimento de um grupo maior de usuários, que não seria possível em carro de passeio.
Na atuação do Seas, a arte é elemento principal na construção de vínculos entre equipes e usuários. A partir da aquisição das vans, é possível ter uma estrutura de materiais artísticos e jogos que podem ser utilizados no território, mesmo que não estejam dentro do planejamento inicial da equipe, podendo atender e estar preparado para públicos e situações inesperadas.