Noticias

Teatro Francisco Nunes comemora 75 anos com programação especial


O Teatro Francisco Nunes, um dos mais emblemáticos palcos culturais de Belo Horizonte, completa 75 anos em 30 de setembro de 2025. Para marcar essa data especial, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, preparou uma programação comemorativa ao longo de todo o ano, que reforça a importância histórica do espaço e reafirma seu papel como referência cultural da capital mineira.

A celebração tem início neste fim de semana, quando o “Chico Nunes”, como é carinhosamente chamado, recebe espetáculos gratuitos que unem música, tradição e ancestralidade. Entre as atrações estão nomes como Maurício e Júlia Tizumba, o grupo Tambolelê, a Babadan Banda de Rua, a cantora maranhense Rita Beneditto e o maestro cubano Néstor Lombida.

Para Eliane Parreiras, secretária municipal de Cultura, a história do teatro Francisco Nunes se confunde com a da cultura na capital. “Nestes 75 anos, o Francisco Nunes consolidou-se como um espaço plural, que acolhe desde grandes nomes da cena artística até iniciativas de formação e democratização da cultura. Essa relevância cultural reafirma o papel do teatro como um patrimônio vivo da cidade e reforça o compromisso da Prefeitura em garantir que ele continue sendo um espaço de encontro, diversidade e fruição artística para toda a população”.

Bárbara Bof, presidenta da Fundação Municipal de Cultura, destaca que a trajetória do espaço reforça sua importância como patrimônio cultural da cidade. “O Francisco Nunes é mais que um teatro. Ele é um símbolo da história cultural de Belo Horizonte. Celebrar seus 75 anos é valorizar um espaço que conecta gerações, promove a diversidade e amplia o acesso da população às artes. Preparamos uma programação comemorativa ao longo de 2025 que expressa a missão da Fundação Municipal de Cultura em valorizar a memória, fortalecer a diversidade artística e assegurar o acesso da população a experiências culturais de qualidade”, destaca.

Nesta sexta-feira (26), às 20h, a cantora e compositora Júlia Tizumba apresenta o show “Minêra”, celebração de seus 20 anos de carreira. No palco, a artista compartilha canções autorais e releituras de nomes como Maurício Tizumba e Sérgio Pererê, exaltando a mulheridade, a ancestralidade negra e a força cultural de Minas Gerais

No sábado (27), às 20h, é a vez de Maurício Tizumba, pai de Júlia, subir ao palco com o espetáculo Umbanda. Com arranjos de Everton Coroné, o repertório reverência à ancestralidade africana e mescla composições próprias com canções tradicionais da cultura popular.

Encerrando o fim de semana festivo, o domingo (28) será marcado por um cortejo do grupo Tambolelê, às 10h30, que parte da entrada principal do Parque Municipal, conduzindo o público até o teatro. Em seguida, às 11h, acontece uma edição especial do Música de Domingo, com a Babadan Banda de Rua convidando a cantora maranhense Rita Beneditto e o maestro cubano Néstor Lombida. O repertório passeia por influências afro-brasileiras, afro-cubanas e afro-mineiras, reafirmando a diversidade e a potência da música popular. A programação integra o Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela PBH em parceria com o Instituto Odeon.

A diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Paula Senna, afirma que a programação reflete a dinâmica de ocupação do teatro ao longo dos anos, marcado principalmente por shows musicais e espetáculos de teatro emblemáticos. “O Teatro Francisco Nunes é um patrimônio cultural da cidade, não só pela sua edificação, mas também por ser um bem cultural referencial no processo de formação de público e de atores, inserindo Belo Horizonte no calendário de artistas e companhias do Brasil e do exterior.  Preparamos uma programação diversa, que contempla atividades e manifestações culturais que fazem parte da história do teatro, do Parque Municipal, onde o espaço cultural está inserido, e da cidade.”

Programação comemorativa

As comemorações dos 75 anos do Teatro Francisco Nunes não se restringem a setembro. Logo no início do mês de outubro, o Circuito Municipal de Cultura promove a Mostra Infantil com atrações como a Banda de Palhaços Nariz de Brinquedo (dia 2), De onde vem o dinheiro (3 e 4), o cortejo Arrastão de Palhaças (4) e o espetáculo Acontecimento em Vila Feliz (5). O Teatro ainda vai receber peças de teatro adulto como o stand-up de Yuri Marçal “Virou Passeio” (10) e apresentações infantis como Branca de Neve e João e Maria. O mês ainda recebe shows como o da Orquestra Mineira de Pandeiro (18).

Em novembro, a programação inclui o lançamento do livreto “Maestro Francisco Nunes”, sobre a vida do maestro que dá nome ao teatro. A publicação é parte de uma pesquisa do maestro Leandro Oliveira que comandará uma aula-show sobre o conteúdo. Já em dezembro, o espaço encerra as comemorações com uma edição especial do Música de Domingo, em homenagem ao aniversário de Belo Horizonte.

História e legado

Inaugurado em 1950 como “Teatro de Emergência”, o Francisco Nunes foi projetado pelo arquiteto Luiz Signorelli e se consolidou como um dos principais patrimônios culturais de Belo Horizonte. Nomeado em homenagem ao maestro e clarinetista mineiro Francisco Nunes (1875-1934), o espaço já recebeu grandes nomes da música e das artes cênicas brasileiras, como Elis Regina, Chico Buarque, Gal Costa e Caetano Veloso. Também foi palco do Projeto Pixinguinha e do nascimento do Moderno Teatro Mineiro

Com linhas modernistas, o teatro foi tombado em 1994 e é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte em 2014. Após reformas que modernizaram sua estrutura, hoje conta com 541 lugares, foyer para exposições, acessibilidade e espaços de convivência, mantendo-se como palco de festivais e eventos que marcam a vida cultural da cidade, como o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua (FIT-BH), o Festival de Arte Negra (FAN),  o Festival Internacional de Dança (FID) e a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

Com 75 anos de história, o Teatro Francisco Nunes reafirma sua vocação de ser um espaço democrático, aberto à diversidade de linguagens artísticas e ao encontro entre tradição e inovação. Mais do que comemorar seu passado, a programação de 2025 celebra o presente e aponta para o futuro, fortalecendo o vínculo do “Chico Nunes” com a cidade e com seu público.

Em 2024, o Teatro Francisco Nunes recebeu em sua programação 154 atividades que contemplaram diferentes linguagens artísticas. Essas ações reuniram um público expressivo de 26.110 espectadores, que lotaram o espaço em momentos de fruição, encontro e celebração da arte em suas diversas formas.

Serviço
Programação especial pelos 75 anos do Teatro Francisco Nunes

Sexta (26), às 20h 
Show Musical: Júlia Tizumba – Minêra
Classificação: 10 anos | Duração: 60 minutos

Sábado (27), às 20h
Show Musical: Maurício Tizumba
Classificação: 10 anos | Duração: 60 minutos

Domingo (28)
10h30 – Cortejo com Tambolelê
Local: entrada do Parque, descendo a alameda, passando pelo largo, conduzindo o público até a entrada do teatro.
11h – Música de Domingo – Babadan Banda de Rua convida Maestro Néstor Lombida e Rita Beneditto
Classificação: 10 anos | Duração: 60 minutos

Ingressos gratuitos: retirada no site do Sympla ou na bilheteria do teatro (com duas horas de antecedência)

Local: Teatro Francisco Nunes – Avenida Afonso Pena S/Nº – Parque Municipal Américo Renné Giannetti
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo