Noticias

Descarte de lixo é tema de debate com moradores da Vila Betânia e Taquaril


A partir desta quarta-feira (1º), o Programa Fiscalizar e Educar, da Prefeitura de Belo Horizonte, promove encontros com as comunidades dos bairros Vila Betânia (Oeste) e Taquaril (Leste) para debater soluções e fortalecer a consciência ambiental. Os debates serão em formatos de oficina e roda de conversa e os participantes não precisam fazer inscrição.

A partir das 14h, haverá oficina de educação e sensibilização ambiental com os moradores da Vila Betânia. A atividade é resultado do diálogo contínuo da PBH com as comunidades, envolvendo profissionais da Fiscalização da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

O objetivo é conscientizar a população sobre o manejo adequado dos resíduos sólidos, destacando os impactos na saúde pública e no meio ambiente. Além disso, a oficina será espaço para ouvir as dificuldades enfrentadas pelos moradores e acolher sugestões de melhorias. Nas próximas etapas do programa estão previstas a instalação de placas de ponto limpo e jardins suspensos, além de campanhas educativas.

Pontos críticos

Na quinta-feira (2), a partir das 14h30, haverá a Reunião da Comissão Local de Saúde do Taquaril, organizada pelo Centro de Saúde Novo Horizonte. O encontro tem como foco dialogar com moradores sobre os pontos críticos de deposição clandestina de resíduos na região.

A iniciativa atende demanda da Administração Regional Leste (Adre-L), que solicitou apoio do programa para enfrentar os problemas de descarte irregular nas imediações do Centro de Saúde Novo Horizonte e da Escola Municipal Fernando Dias Costas.

A partir da solicitação, o Fiscalizar e Educar elaborou um plano de ação que prevê atividades a serem desenvolvidas nos próximos meses, incluindo ações educativas na escola, campanhas de conscientização e a ressignificação de espaços públicos impactados pelo descarte inadequado de resíduos.

Educação e cidadania

O Programa Fiscalizar e Educar é uma iniciativa da SMPU que busca fortalecer a atuação preventiva e educativa da Fiscalização de Controle Urbanístico e Ambiental. Inspirado no princípio das Cidades Educadoras, o programa entende a cidade como espaço de aprendizado coletivo e a educação como ferramenta essencial para uma gestão pública mais efetiva.

O trabalho se organiza em três eixos:

Capacitação: formação continuada de servidores por meio de cursos presenciais e a distância;

Conscientização: realização de intervenções urbanas, campanhas e materiais educativos voltados para a população, empreendedores e escolas;

Parcerias: articulação com diferentes setores do poder público e da sociedade civil para desenvolver projetos que promovam a regularização, a conscientização e o exercício da cidadania.

Com essas ações, o programa reforça o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a educação ambiental participativa e a melhoria da qualidade de vida nos territórios.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo