Noticias

PBH orienta blocos sobre cadastramento para o Carnaval 2026


A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta terça-feira (30), às 19h, palestra pública online com os representantes dos blocos de rua da cidade. O encontro tem como objetivo orientar sobre todo o processo de cadastramento para o Carnaval de 2026, detalhando as informações que devem ser fornecidas e esclarecendo o que é permitido no momento da inscrição. A reunião será realizada de forma virtual, por meio deste link.

Os blocos de rua interessados em desfilar no Carnaval de Belo Horizonte 2026 podem se cadastrar gratuitamente até o dia 10 de outubro, por esse site. No momento da inscrição, deverão ser informados os principais dados sobre os desfiles, como data, horário, trajeto e o tipo de equipamento de som que será utilizado.

As informações obtidas no cadastramento auxiliam a PBH no planejamento da folia momesca junto aos órgãos públicos, prevendo demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança. O cadastro também é requisito para a inscrição no Edital de Auxílio Financeiro, que será publicado em breve.

Guia Informativo

Também está disponível um guia informativo elaborado pela Belotur, que reúne todas as normas, etapas de cadastramento, orientações sobre o auxílio financeiro concedido pela Prefeitura aos grupos, dentre outras. O material está disponível no site de cadastro.

Folia 2026

Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido pela essência democrática e plural, que atrai milhões de foliões e se espalha por todas as regiões da cidade.

Consolidado como uma das melhores festas de rua do país, o evento destaca-se pela diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos turísticos da capital mineira. Em 2026, o período carnavalesco será de 31 de janeiro a 22 de fevereiro.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo