Noticias

Trilha no Parque Ursulina de Andrade Mello convida à reflexão sobre queimadas


Neste sábado (4), a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) vai promover mais uma edição das trilhas guiadas. Desta vez, haverá a Trilha Ecológica pelo Parque Ursulina de Andrade Mello (Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 – Castelo). A atividade engloba lazer, contato com a natureza e educação ambiental e será iniciada às 9h, com duração aproximada de uma hora e meia e percurso de 1,5 quilômetro.

As vagas são limitadas (mínimo de cinco e máximo de 25 participantes) e as inscrições devem ser feitas até 16h desta quinta-feira (2), por e-mail (educaparques@pbh.gov.br). A trilha é gratuita e indicada para o público geral. Crianças – a partir de 6 anos – podem participar, desde que acompanhadas por um adulto responsável. Por questões de segurança, a atividade não é recomendada para pessoas com mobilidade reduzida, devido ao terreno irregular e trechos em aclive.

Essa edição da trilha contará com a participação especial da ONG Brigada1, especializada em prevenção e combate a incêndios florestais, com uma proposta reflexiva sobre os impactos das queimadas para a vida humana e para a biodiversidade. Durante o percurso, os participantes terão a oportunidade de visitar trechos de mata fechada, nascentes de água, o jardim de plantas medicinais e as áreas em processo de recuperação ambiental.

Um dos pontos centrais da trilha será o resgate da memória do grande incêndio ocorrido em 2020, que marcou profundamente a paisagem do parque, mostrando como tem sido o processo de recuperação da área verde. Durante o trajeto, os participantes poderão visualizar o resultado dos sucessivos plantios de novas árvores realizado por funcionários do parque, do Jardim Botânico da FPMZB e pelos primeiros integrantes do movimento “Guardiões do Parque”, que reflorestaram a cabeceira da nascente e continuam atuando ativamente com a equipe da Fundação na recomposição e incremento da paisagem.

Os trilheiros também serão convidados a refletir sobre diversos temas relacionados à preservação ambiental, como os impactos do fogo no equilíbrio dos ecossistemas; a importância da ação comunitária na proteção dos espaços naturais; o papel essencial das instituições que atuam no combate a incêndios florestais; os efeitos das queimadas sobre a fauna, a flora e o clima e o planejamento, execução e monitoramento das ações de recuperação ambiental das áreas afetadas.

Público infantil

A programação também inclui a “Oficina do fogo – Mais verde, menos cinza”, voltada especialmente para o público infantil. A atividade desperta nas crianças o senso de responsabilidade e consciência ambiental, por meio de informações acessíveis e uma prática lúdica de manuseio de alguns equipamentos de combate a incêndios.

Trata-se de uma ação educativa que aborda os impactos das queimadas florestais na fauna, flora, nos ecossistemas urbanos e na saúde das pessoas. A oficina também destaca o papel fundamental de brigadistas e Bombeiros na proteção da biodiversidade e segurança da população, reforçando a responsabilidade individual na preservação dos espaços naturais.

A trilha será conduzida pela equipe educativa da Assessoria de Educação Ambiental da FPMZB e pelos funcionários do parque. Para melhor aproveitamento da experiência, recomenda-se o uso de calçados fechados (obrigatório), roupas leves e confortáveis, protetor solar, repelente, boné ou chapéu e uma garrafinha de água.

A atividade está sujeita a alterações ou cancelamento em caso de intempéries como chuvas intensas ou ventos fortes.

Serviço: 
Trilha Ecológica Guiada no Parque Ursulina de Andrade Mello

Local: Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 – Castelo
Data: sábado (4), às 9 horas
Vagas: 25 
Inscrição prévia: até 16h desta quinta (2), por e-mail (educaparques@pbh.gov.br).



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo