Feira da Silva Lobo terá novos expositores a partir deste sábado (4)

A Feira de Inclusão Produtiva da Silva Lobo contará com 12 novos expositores a partir deste sábado (4), sendo quatro no setor de artesanato e oito na área de alimentação, passando a ter 135. Todos foram selecionados por meio dos Editais de Feiras de Inclusão Produtiva.
A feira funciona aos sábados, das 9h às 16h, na Avenida Silva Lobo (entre as ruas Canaã e Xapuri), na região Oeste da cidade. No espaço, os visitantes encontram uma variedade de produtos, como comidas e bebidas típicas nacionais e internacionais, artesanato, plantas, flores naturais e artes plásticas.
A ampliação faz parte da estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), para fortalecer os espaços de convivência nos bairros e fomentar a geração de renda.
O subsecretário de Regulação Urbana da SMPU, Daniel Assis, destaca que a medida visa dinamizar e qualificar as feiras da capital. “A Prefeitura tem se dedicado ao diagnóstico das feiras, com monitoramento, atualização para o descredenciamento de expositores inativos e licenciamento de novos comerciantes”.
Os editais lançados em abril disponibilizaram 245 vagas em dez feiras da capital. Dessas, 78 são para feiras já em funcionamento; 37 para a do Bairro Sagrada Família, que estava inativa; e 130 para novas dos bairros Independência e Pindorama.
A ampliação e a inauguração das novas feiras ocorrerão de forma gradual até dezembro. A primeira a receber os novos expositores foi a da Savassi, no último sábado (27). A próxima será a da Comendador Negrão de Lima, no Bairro Floresta, que terá novos expositores no dia 10 de outubro.
Geração de renda
Atualmente, 213 feirantes participam do Programa Jornada Produtiva, que incentiva o comércio popular e promove a inclusão, criando oportunidades de renda para trabalhadores que atuam em espaços públicos. São mais de 3,4 mil trabalhadores credenciados.
Além das feiras permanentes, o programa contempla atividades como food trucks, carrinhos ambulantes, comércio em manifestações espontâneas (caixeiros), venda por pessoas com deficiência, além de lavadores de veículos, engraxates, bancas de jornais e o Shopping Popular Caetés.
Não há editais em aberto neste momento, mas os interessados em participar devem acompanhar novos chamamentos no Diário Oficial do Município ou na página do Jornada Produtiva.