Noticias

“Museus Pampulha” oferece programação especial para as crianças em outubro


Outubro é sinônimo de diversão e muita brincadeira no projeto “Museus Pampulha”. A Prefeitura de Belo Horizonte preparou programação especial de atividades para o público infantil. Tem caça ao tesouro, brincadeiras no jardim, oficina de pintura e literatura e outras atrações gratuitas. Ao longo do mês, o Museu de Arte da Pampulha (MAP), o Museu Casa Kubitschek (MCK) e a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design promovem uma série de ações, como visita mediada, aula de yoga e bate-papos sobre o universo artístico.

O projeto Museus Pampulha é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.

A programação da Semana das Crianças começa com “Brincadeiras no Jardim”, no dia 11 (sábado), das 10h30 às 12h30. Nesta ação, a equipe do Educativo do MCK promove um dia cheio de diversão, criatividade e aprendizado, com diversas brincadeiras com o uso de materiais naturais, como folhas, galhos, rochas e demais ingredientes encontrados no jardim do espaço. Não é necessário inscrição prévia.

Nos dias 13 (segunda-feira) e 14 (terça-feira), das 14h às 17h, a Casa do Baile promove mais uma edição do projeto “Tardes Líquidas”, dessa vez em homenagem ao Dia das Crianças. A atividade é aberta para todas as crianças, na faixa etária entre 6 e 10 anos de idade. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas somente por e-mail (cb.fmc@pbh.gov.br). Os responsáveis devem acompanhar as crianças durante toda a atividade.

A programação da Semana das Crianças tem sequência com a oficina “Livro Pop-up”, que convida o público a mergulhar em um universo de criação com imagens e palavras. Um livro pop-up é uma obra que combina arte, literatura e engenharia do papel, transformando páginas em cenários tridimensionais cheios de movimento e surpresa. Com recortes, dobras e a imaginação, cada participante será desafiado a criar sua própria página de livro interativo, explorando as possibilidades de dar vida às histórias por meio da criatividade e da experimentação artística.

A atividade acontece no dia 15 (quarta-feira), das 14h às 16h, nos jardins do MAP, e é voltada para crianças a partir de 10 anos, mediante a inscrição prévia por e-mail (map.educativo@pbh.gov.br).

No dia 16 (quinta-feira), das 14h às 16h, o Educativo do Museu de Arte da Pampulha recebe o público para a atividade “Tesouros MAP”, na qual será desafiado a explorar o jardim do Museu e suas histórias escondidas através de uma caça ao tesouro. Em meio a plantas curiosas, obras de arte e passagens secretas, as crianças irão viver uma aventura resolvendo enigmas. Participação mediante inscrição prévia por e-mail (map.educativo@pbh.gov.br). É voltado para crianças a partir de 6 anos.

Uma tarde de experimentação artística e lúdica pensada especialmente para a primeira infância é a proposta da ação “Tarde brincante”, que acontece no dia 17 (sexta-feira), das 14h às 16h, nos jardins do MAP. Serão explorados diversos materiais e brinquedos sensoriais, com o objetivo de estimular a curiosidade e autonomia, com a participação de crianças de até 6 anos e, para participar, basta se inscrever por e-mail (map.educativo@pbh.gov.br).

E fechando com chave de ouro a Semana das Crianças, o MAP realiza a oficina “Pintura com pigmentos naturais”, dia 18 (sábado), das 10h às 12h. Nela, as crianças são estimuladas a explorar a arte criando pinturas com cores extraídas de elementos do dia a dia, como condimentos, legumes, plantas e flores. A ação convoca a criatividade, a experimentação sensorial e consciência ambiental, aproximando os pequenos da natureza e revelando como ela pode ser transformada em matéria prima artística. Interessados em participar devem se inscrever por e-mail (map.educativo@pbh.gov.br).

Outros destaques

Os Museus da Pampulha oferecem ao longo do mês uma agenda variada de atividades, que incluem exposições, práticas de bem-estar, diálogos artísticos, visitas mediadas, dentre outras.

Abrindo o mês, a Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design inaugura a exposição “trans:paisagem”, com fotografias de Leonardo Finotti, que propõe um intenso diálogo entre formas, tempos e espaços, reunindo imagens que se entrelaçam ao ambiente da Casa do Baile, ícone da arquitetura moderna em Belo Horizonte. A mostra apresenta a trajetória artística e editorial do fotógrafo a partir de quatro eixos: o Modernismo Brasileiro, a Arquitetura Contemporânea Mineira, Espaços Anônimos e Informais e Produção Editorial.

Integrando a programação do Projeto Museus Pampulha, “trans:paisagem” reforça o compromisso com a valorização da arquitetura, da cidade e das práticas culturais e será aberta ao público a partir desta sexta-feira (3), com visitação de quarta a domingo, das 10h às 18h. Visitas mediadas podem ser agendadas por e-mail (cb.fmc@pbh.gov.br).

O projeto Museus Pampulha também dá sequência à exposição “MAP Itinerante nos Centros Culturais”, que propõe ao espectador uma reflexão sobre o Museu de Arte da Pampulha como um patrimônio vivo e tem o intuito de levar, para diferentes públicos de diversas regionais, um pouco de sua importante história. A mostra é composta por painéis móveis que narram a trajetória do Museu e destacam seus momentos mais significativos, ajudando a entender seu importante papel no cenário das artes local e nacional. A próxima parada é no Centro Cultural Usina de Cultura, onde a mostra poderá ser visitada desta sexta-feira (3) a 30 de outubro, de terça à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Neste sábado (4), das 10h às 12h, no MAP, acontece a oficina de escultura “Entre Formas”, na qual os participantes irão explorar diferentes formas para criar esculturas inspiradas na obra “A Porta”, do artista Amilcar de Castro. O público será convidado a experimentar formas geométricas e orgânicas através do recorte, criando obras móveis que podem ser montadas e remontadas criando diversas possibilidades de ocupar espaços. A atividade é aberta a crianças acima de 7 anos, acompanhadas dos responsáveis. Não necessita de inscrição prévia. 

“Uma janela, mil oportunidades: desenhando e colando na planta baixa do Museu Casa Kubitschek”, oficina que será realizada no dia 22 (quarta-feira), das 10h30 às 12h30, em homenagem ao Dia do Designer de Interiores, convida o público a reimaginar os cômodos, suas funções e disposição de móveis que integram o espaço. A fim de explorar elementos como composição, cor e forma, será oferecido também o recurso da colagem sob o mapa da casa, para ampliar as possibilidades artísticas. A ação é gratuita e aberta para todas as idades. Não necessita de inscrição prévia.

O projeto Diálogos MAP ganha mais uma edição. Com o tema “Uma conversa sobre múltiplos na arte brasileira”, com Amir Cadôr e mediação de Dalba Roberta Costa, que encontra o público para um bate-papo sobre a tendência de livros de artistas e múltiplos na arte brasileira. Livros de artistas são obras de arte realizadas sob a forma de um livro, habitualmente publicadas em pequenas edições ou ainda produzidas como obras de arte únicas. O encontro acontece no dia 25 (sábado), das 10h às 12h, no Museu Histórico Abílio Barreto.

Desconectar em meio à paisagem é o convite do projeto Bem-Estar na Pampulha, que neste mês promove a atividade “Aula de yoga hatha flow”, com o Estúdio C Jardin Bem-Estar. O projeto nasceu do desejo de proporcionar aos visitantes novas experiências de relação com os espaços museais. Pessoas de todas as idades podem participar, sem necessidade de inscrição prévia, no dia 25, às 9h, no Museu de Arte da Pampulha.

Celebrando o Dia do Livro, a oficina “Pequenos escritores, inventores de histórias fantásticas” convida crianças a se tornarem escritoras e contadoras de histórias, estimuladas a criar personagens e ambientes, inventando narrativas a partir da exposição de Efe Godoy, em cartaz nos jardins do MAP, e do próprio território da Pampulha. A proposta é mergulhar no universo da escrita criativa estimulando a imaginação e a oralidade. A atividade acontece no dia 25, das 10h às 12h, no MAP, e é voltada para crianças a partir de 10 anos. A inscrição deve ser feita por e-mail (map.educativo@pbh.gov.br).

O projeto “Visita Vertical” do Educativo da Casa do Baile é uma oportunidade única de vivenciar arquiteturas emblemáticas, em uma imersão corporal. Na edição deste mês, o projeto vai levar os participantes para essa experiência singular na Escola de Design da UEMG, antigo IPSEMG. A atividade é no dia 30 (quinta-feira), às 14h, no prédio da universidade na Praça da Liberdade.

Inscrições prévias por e-mail (cb.fmc@pbh.gov.br).

 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo