Noticias

BH é selecionada para receber R$ 500 mil da União para melhorias no CRJ


Belo Horizonte é uma das cidades selecionadas pelo governo federal, por meio do Programa Estação Juventude, para receber R$ 500 mil para o desenvolvimento de atividades no Centro de Referência das Juventudes. Com os recursos serão adquiridos itens permanentes para qualificação do auditório e do estúdio, além da contratação de profissionais para a realização de oficinas, incentivando a utilização do espaço pelo público jovem de 15 a 29 anos, sobretudo os que vivem em áreas vulnerabilizadas.

Com a implementação do Programa Estação Juventude, a PBH espera que sejam formados cerca de 600 jovens, que adquiram e/ou desenvolvam habilidades necessárias para inserção no mercado cultural, em especial na produção musical, audiovisual e de podcasts. Há, ainda, a expectativa de que os jovens participantes das oficinas encontrem um ambiente formativo inclusivo, diverso e seguro, constituindo-se como um espaço de convivência, criação e fortalecimento de vínculos entre elas.

Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Belo Horizonte foi a única capital brasileira e de Minas Gerais selecionada para o Edital nº 1, de 29 de maio de 2025. De acordo com a proposta feita pelo município, o início das atividades de melhoria e qualificação dos espaços e o desenvolvimento das oficinas está previsto para março de 2026, com duração de dois anos. A PBH, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, fará a contratação de uma Organização da Sociedade Civil para a execução do Programa Estação Juventude no CRJ.

“O Programa Estação Juventude de Belo Horizonte será uma iniciativa de qualificação das juventudes, na perspectiva da economia criativa, promovendo inclusão, autonomia e participação social. O Estação Juventude buscará potencializar o acesso a tecnologias sociais e fortalecer a atuação das juventudes nos territórios, atuando como um ponto de encontro e apoio para jovens, conectando-os a recursos e oportunidades que os ajudem a construir um futuro melhor”, explica a subsecretária de Direitos Humanos, Luana Magalhães.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo