Noticias

Inscrições abertas para as últimas turmas das Trilhas da Gastronomia em 2025


A Prefeitura de Belo Horizonte está com inscrições abertas para a última edição dos cursos gratuitos das Trilhas da Gastronomia em 2025, oferecidos no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) Mercado da Lagoinha. São 60 vagas distribuídas nas formações em áreas de panificação, confeitaria e comida mineira e belo-horizontina. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de outubro, preenchendo o formulário disponível no Portal da Prefeitura.

Esta edição traz os cursos de panificação artesanal; culinária vegetariana e vegana e na confeitaria: bombons, trufas e bolos no pote. São 20 vagas para cada curso, das quais oito serão destinadas à ampla concorrência e 12 ao público prioritário, encaminhados pelos setores das políticas públicas municipais onde são atendidos. As pessoas que estão em processo de qualificação em uma das Trilhas da Gastronomia e as que residem no território da Lagoinha têm prioridade na classificação. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso. A divulgação das listas de pessoas classificadas e de espera será no dia 22 de outubro.

As aulas são presenciais e acontecem às terças-feiras no Cresan Mercado da Lagoinha, na Avenida Antônio Carlos, 821, Lagoinha, com início marcado para 11 de novembro.

Além das técnicas gastronômicas específicas de cada curso, os cursistas têm acesso a conteúdo sobre boas práticas na manipulação de alimentos, noções básicas de gestão financeira, cálculo na ficha técnica, precificação e habilidades sociais para o mundo do trabalho. Também são realizadas rodas de conversa e oficinas sobre imagem, fotografia, apresentação de produtos e estratégias de vendas nas mídias sociais.

As oportunidades de qualificação profissional fazem parte das Trilhas da Gastronomia do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O programa estabelece parceria com diversos setores das políticas públicas municipais e conta ainda com a Trilha da Agroecologia, curso de formação sobre os princípios e práticas agroecológicas, aberta ao público em geral.

Neste ano, foram 22 cursos ofertados, com cerca de 440 vagas ao todo, proporcionando que o cursista construa um percurso de conhecimento das técnicas de cada área de formação. A proposta didático-pedagógica em formato de Trilhas busca construir um percurso que permita que as pessoas participantes conheçam e se apropriem das técnicas de cada área de formação. Os alunos são incentivados a percorrerem toda a trilha, conforme interesse e disponibilidade.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo