Simulados preparam alunos da rede municipal para o Sistema de Avaliação da Educação Básica

A Prefeitura de Belo Horizonte está aplicando simulados em todas as escolas da rede municipal como parte da preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizado entre 20 e 31 de outubro em todo o país. O Saeb é o principal indicador externo de qualidade da Educação e influencia políticas públicas e o repasse de recursos federais aos municípios. As escolas estão seguindo cronograma definido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), com a aplicação de dois simulados focados em língua portuguesa e matemática.
Os simulados são voltados para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, etapas avaliadas pelo Saeb. O objetivo é familiarizar os alunos com o formato da prova e apoiar o trabalho pedagógico para elevar o desempenho da rede municipal. “A expectativa da Smed é um alto índice de engajamento para garantir que o resultado final reflita, com precisão, a qualidade do aprendizado na nossa rede”, destaca a diretora do Ensino Fundamental (Defu), Sâmara Carla Lopes.
O coordenador pedagógico geral da Escola Municipal Padre Guilherme Peters, Thiago Robson dos Santos, ressalta que a escola tem feito simulados desde o início do ano em preparação ao Saeb. No último mês, a frequência tornou-se semanal. As estratégias de engajamento têm ganhado criatividade. A direção da escola criou um “passaporte de participação”, que garante recompensas aos estudantes, como vale-recreação, sessões de cinema com pipoca e outras atividades lúdicas após a realização dos simulados.
“Estou muito animado com as ações que estão acontecendo na escola. Os simulados nos ajudam a fazer uma prova com mais tranquilidade”, avalia Rafael de Souza Delmonte, estudante do 2º ano da Escola Padre Guilherme Peters. O sentimento é compartilhado por Lívia Fernandes Pires Martins, da mesma série, que ficou muito animada após o resultado que obteve no simulado de português.
Na Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto foi instituído o projeto “Hora do desafio Saeb 2025”, com aulas de preparação para os estudantes do 5º e 9º anos. “A proposta é fazer com que o nosso aluno se sinta mais seguro e tranquilo na hora das avaliações externas”, ressalta a diretora da unidade escolar, Fabiana Marize Caldeira.
A Maria de Magalhães Pinto está catalogando todas as questões dos simulados com o maior número de acertos e erros pelos estudantes para identificar os pontos de melhoria a serem abordados durante as aulas de preparação para a aplicação do Saeb.
Além dos simulados, a Smed tem promovido formações específicas para professores e gestores escolares, orientando sobre análise de dados de desempenho, estratégias para revisão de conteúdos e boas práticas pedagógicas. Também foram disponibilizados materiais de apoio didático e orientações para reforçar o engajamento dos estudantes e das famílias no período pré-prova.