Noticias

Colorindo Venda Nova é finalizado com mural em homenagem aos tropeiros


O projeto Colorindo Venda Nova foi finalizado com o quinto mural pintado na região. Desta vez, o muro do imóvel nº 455 da da Rua Madre Tereza, no Bairro Jardim Europa, passou a estampar a imagem de um tropeiro, em homenagem a quem transportava gado e mercadorias nos séculos XVIII e XIX.

Os tropeiros seguiram por rotas próximas ao Rio da Velhas para abastecer os povoados formados em torno das minas de ouro, em direção ao Rio São Francisco. Um dos povoados por onde passavam deu origem à atual região de Venda Nova.

Entre a Bahia e as minas de ouro de Minas Gerais, a região era um ponto de passagem. Os tropeiros desempenharam um papel fundamental no abastecimento e desenvolvimento de Venda Nova, povoado usado como entreposto comercial. No pequeno comércio eram comprados mantimentos e suprimentos para a continuidade da viagem, para abastecer os garimpos.

Trajetória histórica

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (edital 003/2023), o Colorindo Venda Nova retratou, por meio da arte, a trajetória histórica da região desde o século XVIII.

Participaram do projeto o muralista Leonardo Snake e outros artistas convidados. Mais quatro pontos de Venda Nova receberam as pinturas: os muros do Centro Estadual de Engenharia Continuada (Cesec), na Avenida Vilarinho, 1.690; da Praça Santo Antônio, na Rua Padre Pedro Pinto, 576; da sede da Gerência Regional de Manutenção (Germa) e do Viaduto da Avenida Vilarinho.

Para acompanhar o projeto e as imagens dos murais, acesse o Instagram.





Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo