Noticias

Programação sobre o Dia Mundial de Alimentação vai até o fim de outubro


A Prefeitura de Belo Horizonte promove ao longo do mês de outubro uma série de atividades relacionadas ao Dia Mundial de Alimentação, celebrado nesta quinta-feira (16). A programação inclui ações de Educação Alimentar e Nutricional, oficinas de plantio e formações, além de atividades sobre a importância da alimentação adequada, saudável e nutritiva para a saúde nas unidades dos restaurantes populares, reforçando o compromisso do município com as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e o combate à fome. Confira a programação completa.

O objetivo é promover o debate sobre temas essenciais como a agroecologia urbana, soberania alimentar, consumo consciente, combate ao desperdício, dentre outros. A proposta também busca aproximar diferentes públicos, como os agricultores familiares, técnicos, gestores e a sociedade em geral, em consonância com o tema deste ano instituído pela FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura: “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”.

O Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela FAO com o objetivo de promover reflexão sobre fome, pobreza e a garantia do direito à alimentação adequada. Criada para chamar a atenção para a importância do acesso a alimentos nutritivos e seguros, bem como a produção sustentável, a campanha global deste ano destaca o papel essencial da ciência na produção de alimentos saudáveis, com a colaboração entre governos, agricultores e organizações da sociedade civil para a construção de sistemas alimentares mais justos, sustentáveis e acessíveis.

Restaurantes populares

Nesta quinta, durante o almoço, os usuários dos restaurantes populares participaram de ações educativas sobre consumo alimentar e os benefícios de uma alimentação adequada, saudável e nutritiva para a promoção da saúde. As atividades foram programadas em parceria com os cursos de Nutrição da UFMG e PUC Minas e com nutricionistas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

Foram abordados temas como: prevenção da hipertensão; orientações sobre componentes alimentares (sal, açúcar, gorduras e fibras); leitura de rótulos de produtos industrializados e composição nutricional dos alimentos. 

Ciclo de formações e oficinas

Durante todo o mês de outubro acontecem oficinas de Educação Alimentar e Nutricional nos equipamentos de Assistência Social, Centro de Referência da Pessoa Idosa e nas escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) e educação infantil (Emeis), e creches conveniadas. Atividades lúdicas e participativas levam para o público a importância da adoção de práticas alimentares saudáveis em todas as fases da vida.

Também neste mês, estão sendo realizadas oficinas e atividades práticas nas Unidades Produtivas Comunitárias e Coletivas, voltadas a agricultores e agricultoras urbanas. As ações abordam temas como manejo do solo vivo, agroflorestas, escalonamento de produção e controle de pragas, com foco na produção sustentável. Também estão sendo produzidas mais de 24 mil mudas agroecológicas, destinadas a hortas comunitárias, institucionais e escolares, reforçando o compromisso de Belo Horizonte com a alimentação saudável e agroecológica.

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – Mercado da Lagoinha, também será palco de atividades de formação e qualificação profissional. Nos dias 28 (terça-feira) e 30 (quinta-feira), o equipamento recebe o curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos das unidades socioassistenciais e de cidadania parceiras da Prefeitura.  O destaque do curso de boas práticas na produção de refeições inclui aulas práticas sobre técnica dietética e microbiologia, com foco na aplicação de procedimentos adequados para serviços de alimentação, garantindo a qualidade da alimentação nas unidades socioassistenciais e de cidadania, em conformidade com a legislação sanitária.

No dia 31, o Cresan – Mercado da Lagoinha promove atividades de Educação Alimentar e Nutricional, das 9h às 12h. A programação integra o Outubro Prateado, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Como parte do ciclo de formações oferecidas pelos Centros de Vivência Agroecológica (Cevaes) às Unidades Produtivas Institucionais do município, estão programadas oficinas sobre plantas medicinais e perspectivas agroecológicas de saúde: na próxima segunda-feira (21) no Cevae Morro das Pedras (Rua Belfort Roxo, 215 – Nova Granada) e na quarta-feira (23) no Cevae Taquaril (Estrada dos Freitas – Granja de Freitas), das 14h às 16h.

Além das ações voltadas à população em geral, a programação conta com formações específicas para as supervisoras de alimentação, com foco na execução do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE).
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo