Noticias

Espaço Comum Luiz Estrela sedia a 30ª edição do Expedições do Patrimônio


O casarão da Rua Manaus, nº 348, no Bairro Santa Efigênia, que já abrigou hospitais e escola e hoje funciona como Espaço Comum Luiz Estrela, será o ponto de encontro da 30ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio”. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza o evento no dia 28 de outubro (terça-feira), das 14h às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Portal PBH. As vagas são limitadas. 

Com mediação de Patrícia Urias, coordenadora do Educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação, esta edição tem como tema “Espaço Comum Luiz Estrela: Patrimônio Cultural em processo”. As convidadas Priscila Musa, arquiteta e urbanista do Espaço Comum Luiz Estrela, e Tatiana Penna, coordenadora da oficina de restauração, vão apresentar a trajetória do edifício, abordando a ocupação, a restauração e as ações culturais desenvolvidas ao longo dos anos.

A atividade é voltada a estudantes de graduação de todas as áreas, professores da educação básica das redes pública e privada, gestores educacionais e de centros culturais, mediadores de aprendizagem em museus e centros culturais, pesquisadores e demais interessados em temas relacionados ao Patrimônio Cultural.

O casarão, inaugurado em 1914 como sede do hospital da Polícia Militar, é tombado pelo Conselho Municipal Deliberativo do Patrimônio Cultural e integra o Conjunto Urbano da Praça Floriano Peixoto e Adjacências. Em 2013, após quase duas décadas de abandono, foi ocupado por artistas, ativistas, produtores, educadores e pesquisadores, que o transformaram em um espaço de arte, cultura e política.

“Expedições do Patrimônio”

Desenvolvido desde 2019, o projeto é uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura. A proposta é permitir que a cada edição os participantes possam aprofundar o conhecimento e vivência dos bens materiais e imateriais do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. 

Diversas temáticas foram abordadas ao longo do projeto, como a importância histórica, simbólica, afetiva e arquitetônica da Praça da Estação; os bairros da capital mineira; o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) e importância de preservar a memória; o Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco; as Festas de Iemanjá; os Quilombos Urbanos; o Largo do Rosário; o Ofício dos Lambe-lambes, primeiro bem a receber o título de Patrimônio Cultural da cidade; dentre outros.

Serviço
30ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio” | “Espaço Comum Luiz Estrela: Patrimônio Cultural em processo”

Data: terça-feira (28)
Horário: das 14h às 16h
Local de encontro: Espaço Comum Luiz Estrela (Rua Manaus, 348 – Santa Efigênia)
Evento gratuito
Inscrições pelo Portal PBH  (vagas limitadas)

 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo