Livro do Arquivo Público apresenta a história de BH a crianças e adolescentes

Com linguagem leve e olhar voltado para o aprendizado, o livro “Turma do APCBH” convida crianças e adolescentes a explorar, de forma lúdica e afetiva, as histórias guardadas nos arquivos da cidade. Produzida pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (ACPBH), a publicação será apresentada neste sábado (25), às 11h, na Funarte (Rua Januária, 68 – Centro), durante a programação do 6º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH).
A publicação para o público infanto-juvenil e professores apresenta personagens que irão mediar as ações educativas do equipamento, convidando crianças e adolescentes a conhecerem, de forma lúdica e reflexiva a história e a memória da capital mineira. O livro desperta o interesse pelo conhecimento e pela valorização das heranças culturais e identitárias de BH. A proposta apresentada pela “Turma do APCBH” parte de uma perspectiva que reconhece o valor dos saberes ancestrais e das experiências de pertencimento aos territórios.
Para a diretora do Arquivo Público, Natercia Pons, a “Turma do APCBH” reforça o papel do equipamento como um espaço de diálogo entre memória e formação cidadã. “Aproximar as novas gerações do patrimônio da cidade é uma forma de fortalecer o pertencimento e o respeito à nossa história. O livro traduz esse propósito de maneira criativa e educativa”.
Os personagens – Arquivaldo (tatu que trabalha com os arquivos), Pesquivanda (onça pesquisadora), Conservantina (coruja que cuida da conservação dos documentos), Beloricol (caracol interessado pela história e patrimônio de Belo Horizonte) e Historiana (ratinha historiadora) – recebem crianças no APCBH e mostram como o acervo da instituição ajuda a contar a história da cidade. As iniciais de seus nomes formam a sigla APCBH, reforçando o vínculo entre a narrativa e o espaço real do Arquivo.
“A obra instiga o público jovem a pensar a cidade em que vive, fortalecendo o vínculo afetivo com seus espaços e incentivando práticas de cidadania, sustentabilidade e respeito à diversidade cultural”, destaca Michelle Torre, coordenadora de Pesquisa, Preservação e Educativo do APCBH e autora da publicação.
A expectativa é que o material possa apoiar atividades multidisciplinares em escolas públicas e em espaços educativos da Fundação Municipal de Cultura. Com projeto gráfico assinado pela Greco Design, a publicação tem como propósito a difusão do conhecimento e a valorização da memória coletiva de Belo Horizonte.
Serviço
6º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH) | Lançamento da publicação “Turma do APCBH”
Data: sábado (25)
Horário: 11h
Entrada gratuita
Local: Funarte (Rua Januária, 68 – Centro)