PBH inicia mais uma etapa das obras na Savassi para implantação de faixa exclusiva de ônibus

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou mais uma fase das obras de implantação das faixas exclusivas das avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro, na Savassi. Nesta etapa, a faixa de trânsito da esquerda da Avenida do Contorno, no cruzamento com a Avenida Cristóvão Colombo (sentido Savassi/Gutierrez) está interditada para realização dos trabalhos.
No trecho, o canteiro central está sendo alargado para aumentar a segurança dos pedestres. A terceira faixa de trânsito está sendo realinhada e deslocada para a direita. Com isso, as três faixas de tráfego existentes na avenida serão mantidas, e apenas redimensionadas para se adequar às novas configurações, sem alteração na largura total.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) estão atuando na região garantindo as condições de fluidez do trânsito e segurança para motoristas e pedestres. Para a segurança de todos, a BHTrans recomenda aos motoristas redobrar a atenção e respeitar a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito durante a operação.
Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo
O projeto inclui o alargamento do canteiro central, melhorias nas ilhas de refúgio, nas travessias e nos rebaixamentos, visando proporcionar mais segurança aos pedestres e otimizar o transporte coletivo.
As obras tiveram início em 24 de setembro e fazem parte do Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo, que tem como objetivo oferecer mais agilidade ao transporte coletivo, melhorar a circulação de pedestres e motoristas, aumentar a segurança viária e diminuir o tempo de viagem dos usuários de ônibus. As faixas exclusivas operarão nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 19h30, sempre na faixa da direita.
Atualmente, Belo Horizonte conta com 74,2 km de faixas prioritárias para ônibus (21,7 km do MOVE, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais). Com a implantação de mais 64,3 km, a cidade reforça o compromisso com a mobilidade sustentável, proporcionando viagens mais rápidas, seguras e eficientes.
Investimento
As obras fazem parte do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 139,4 milhões (sendo R$ 132,5 milhões da União e o restante de contrapartida do município), provenientes do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável. O investimento será destinado à ampliação da malha de faixas exclusivas para o transporte coletivo, como na Av. Cristóvão Colombo e Av. João Pinheiro, de faixas preferenciais e à expansão da infraestrutura cicloviária.