Noticias

Plantios de mudas pela Urbel ampliam áreas verdes em vilas e favelas


A Prefeitura de BH fará o plantio de mais de 200 mudas para ampliar a cobertura vegetal e garantir mais qualidade ambiental nas vilas e favelas. O trabalho será executado pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), nos próximos dois meses, em vilas e favelas de todas as regionais. As espécies que serão plantadas – ornamentais, frutíferas, arbustivas e herbáceas – são fornecidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e escolhidas de acordo com as características e necessidades de cada local.

O trabalho tem como objetivo ampliar as áreas verdes, melhorar o conforto térmico, valorizar a paisagem das comunidades e contribuir para a recuperação ambiental de espaços que passaram por intervenções urbanísticas e estruturais. Além disso, busca estimular a participação e o envolvimento dos moradores para que haja apropriação e melhor aproveitamento dos novos espaços.

“As demandas surgem a partir de solicitações da própria população e do olhar das equipes da Urbel, que entendem a realidade nas vilas, estimulando as parcerias internas e externas. Mesmo com ações pontuais, é possível contribuir para o aumento das áreas verdes, da sustentabilidade e da justiça climática nas intervenções executadas nos nossos territórios”, destaca Rosa Veríssimo, bióloga da Supervisão de Gestão Urbanística e Ambiental da Urbel e responsável pelos plantios.

Levantamento detalhado da Urbel sobre a cobertura vegetal nas vilas e favelas, com mapeamento dos locais, os objetivos e a origem das mudas utilizadas servirá de base para o planejamento de novos plantios e para as atividades do Grupo Técnico de Emergências Climáticas (GTEC), contribuindo para estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo