Noticias

Arquivo Público de BH e UFMG promovem mesa-redonda sobre natureza e cidade


Pesquisadores dedicados a refletir sobre as relações entre natureza e urbanidade se reúnem na próxima terça-feira (11), de 9h às 12h, na mesa-redonda “A natureza da cidade”, que vai debater como os espaços naturais e construídos se entrelaçam na formação das cidades e nas experiências humanas que as habitam. O evento será no Auditório Carangola da Fafich – UFMG (Campus Pampulha), com entrada gratuita e aberta ao público. 

O encontro integra o projeto “Novos Registros – Pesquisas sobre Belo Horizonte”, realizado pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), em parceria com o Departamento de História da UFMG. A mesa conta com a participação dos professores Regina Horta Duarte (UFMG/Ufop) e José Newton Meneses (UFMG). O diálogo interdisciplinar proposto envolve áreas como história, urbanismo e meio ambiente, ampliando as formas de compreender e representar a vida urbana contemporânea.

A coordenadora do projeto Novos Registros, Michelle Torre, do APCBH, destaca que a iniciativa “cria um espaço de diálogo entre a academia e a sociedade, além de fomentar a divulgação de pesquisas recentes sobre Belo Horizonte”.

As pesquisas apresentadas refletem diferentes abordagens sobre a presença da natureza na cidade. José Newton Meneses e Juliana de Souza Duarte – que integra o grupo de pesquisa coordenado pelo professor da UFMG – propõem debater o lugar das práticas alimentares com enfoque nas cozinhas, roças e quintais. Já o grupo de pesquisa de Regina Horta Duarte irá debater como as binaridades sociedade/meio ambiente e urbano/natureza são frágeis e insuficientes para se pensar as interações entre humanos, plantas, animais e elementos geográficos (como rios, planícies e montanhas) no território das cidades.

O objetivo da apresentação é explicitar a importância da fauna silvestre na Grande BH e a necessidade de esforços sistemáticos para conhecê-la e protegê-la por meio de ações que privilegiem a ocupação e uso do meio urbano por várias espécies. Na oportunidade, os estudantes Leão Cortez e Daniele Gomes Rodrigues Taborda – ambos bolsistas da Fapemig e vinculados ao projeto História da Fauna Silvestre na Grande BH – vão debater os desafios da divulgação científica e como se dá o aprendizado cotidiano na produção de material para mídias sociais. 

Criado em 1993, o projeto “Novos Registros – Pesquisas sobre Belo Horizonte” é uma das principais ações de difusão cultural e divulgação científica do APCBH. A iniciativa convida pesquisadores de diversas áreas do conhecimento a apresentarem estudos sobre a capital mineira, promovendo o diálogo entre a produção acadêmica e o público interessado na história e na cultura da cidade. 

Programação completa

Novos Registros: A natureza da cidade

Das 9h às 10h: Mesa 1 – O lugar das práticas alimentares: cozinhas, roças e quintais
– As narrativas dos quintais urbanos: da antiga Minas à Belo Horizonte (José Newton Coelho Meneses – UFMG)
– A comida belorizontina na obra de Eduardo Frieiro: da roça aos novos hábitos culinários (Juliana de Souza Duarte – UFMG)

Intervalo

Das 10h30 às 12h: Mesa 2 – Projeto História da Fauna Silvestre na Grande BH
– História da Fauna Silvestre na Grande BH (Regina Horta Duarte – UFMG/Ufop)
– Desafios da divulgação científica: o aprendizado cotidiano na produção de material para mídias sociais (Leão Cortez e Daniele Gomes Rodrigues Taborda – UFMG/Fapemig)

Serviço
Projeto “Novos Registros – Pesquisas sobre Belo Horizonte” | Mesa-redonda “A natureza da cidade”

Data: terça-feira (11)
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório Carangola da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Belo Horizonte (Fafich/ UFMG) | Avenida Antônio Carlos, 6.627 – Campus Pampulha)
Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia | Emissão de certificados para os ouvintes
Informações: novosregistros@pbh.gov.br



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo