Prefeitura de BH entrega na Praça JK o 11º espaço público para recreação de cães

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu as obras de mais um espaço público destinado à recreação e socialização de cães e seus tutores, chamado de Parcão. Com esse novo equipamento na Praça JK, no Bairro Sion, Regional Centro-Sul, a capital passa a contar com 11 parcães, distribuídos em nove regionais, e um está em fase de conclusão.
As estruturas, construídas em praças e parques pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, oferecem áreas cercadas e seguras, equipadas com bancos, lixeiras, bebedouros para os animais e equipamentos tubulares para brincadeiras, além de mesas de jogos para conforto dos tutores e banheiros químicos.
Iniciadas em 2024, as obras são de responsabilidade da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), bem como a manutenção. A administração fica a cargo da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Está em andamento o Parcão do Parque Alfredo Sabetta, no Barreiro, previsto para ser entregue em dezembro deste ano.
O primeiro espaço público exclusivo para cães da capital foi o Parcão do Parque Orlando de Carvalho, no Bairro Silveira, região Nordeste. Com os novos espaços, a Prefeitura reforça o compromisso com o bem-estar animal e o uso qualificado dos espaços públicos, estimulando a convivência harmoniosa entre tutores e seus pets em toda a cidade.
Parcães em BH, por regional:
– Norte: Parque Municipal do Cerrado e Praça Padre Lage
– Barreiro: Praça Nossa Senhora Aparecida
– Centro-Sul: Praça JK
– Leste: Praça República do Iraque
– Nordeste: Parque da Matinha e Parque Orlando de Carvalho
– Noroeste: Praça Bernardo da Veiga
– Venda Nova: Praça do Cônsul
– Pampulha: Praça Manoel de Souza Barros
– Oeste: Pracinha dos Cachorros




