Após vacinar 186 mil cães e gatos contra raiva, PBH mantém 15 postos de imunização

Após o Dia D de Vacinação de cães e gatos contra a raiva, no último sábado (23), a Prefeitura de Belo Horizonte segue com a imunização. Foram aplicadas 186 mil doses, sendo 151 mil em cães e 35 mil em gatos. A vacina segue sendo oferecida em 15 locais para atender tutores que por alguma razão não vacinaram seus animais. Os endereços, dias e horários da vacinação podem ser verificados no Portal da PBH.
“O número de animais vacinados no sábado foi abaixo da nossa expectativa. Por isso, para quem ainda não vacinou seu animal, vamos manter a oferta das doses em vários locais. A vacina é segura e é a forma mais eficaz de nos protegermos contra a raiva, que é uma doença letal”, reforça a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drumond.
O objetivo da vacinação dos animais é manter o controle da raiva no município. Em Belo Horizonte não há registro da doença em humanos desde 1984. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade, gestantes ou não.
Para a vacinação, recomenda-se levar os cães com guia ou coleira, e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas ou caixas de transporte. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.
Vale destacar que durante todo o ano a vacina é oferecida nos cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos (CECG) e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).