Noticias

Atividade no Zoológico marca o Dia Mundial do Gorila


Nesta quarta-feira (24), a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) promove uma atividade em comemoração ao Dia Mundial do Gorila. A ação será das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30 no Túnel do Recinto dos Gorilas, no Zoo de BH (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha) para apresentar ao público o trabalho de bem-estar animal desenvolvido no local e promover uma reflexão sobre o papel dos zoológicos na conservação integrada da fauna.

Serão tratados pela Equipe de Educação Ambiental temas como as principais ameaças enfrentadas pelos gorilas na natureza; a importância da manutenção da espécie em cativeiro com fins científicos e conservacionistas; e a atuação do Zoo de BH no Programa Ex Situ de Gorilas da Eaza (Associação Europeia de Zoológicos e Aquários), do qual participa desde 2010.

A presença dos gorilas no Zoológico permite o desenvolvimento de estudos em áreas como genética, ecologia, comportamento e saúde animal e fortalece a conexão emocional do público com esses animais, ferramenta essencial para a conservação das espécies. Os gorilas despertam grande admiração do público, sendo um dos animais mais valorizados e queridos, especialmente pelas crianças, que demonstram encantamento e curiosidade ao vê-los.

Esse carinho espontâneo reforça a importância de ações educativas que ajudem a transformar o fascínio em consciência, mostrando que os gorilas não estão ali apenas como uma vitrine para o entretenimento ou satisfação pessoal, mas como representantes de uma espécie ameaçada que precisa ser compreendida, respeitada e protegida. Por isso, é essencial promover atividades que estimulem um olhar voltado à conservação, destacando o papel dos zoológicos como agentes de educação, pesquisa e preservação da biodiversidade.

Idi Amin

O Zoo de Belo Horizonte mantém gorilas em seu plantel desde 1975, quando recebeu o Idi Amin. Conhecido carinhosamente pela população belo-horizontina como Idi, ele morreu em 2012. As tentativas de formar um grupo com potencial reprodutivo só foram concretizadas em 2010, quando o Zoo passou a fazer parte do programa da Eaza como “participante não membro”, habilitando-o para o programa de conservação da espécie. 

Um grupo reprodutivo, composto inicialmente pela importação de duas fêmeas adultas, e depois pela importação de um macho e uma fêmea adulta, foi constituído e entre 2014 e 2021 foi registrado o nascimento de cinco filhotes, o único registro de reprodução da espécie na América do Sul.

Atualmente, o Zoológico de BH tem como morador o gorila-da-floresta Bu Bu, que veio da Hungria em 2024 para reestruturar o grupo de gorilas local e introduzir uma nova linhagem genética. O animal de 27 anos vive no recinto junto com as gorilas Imbi, Lou Lou e Anaya.

O Jardim Zoológico da FPMZB tem extensa experiência na manutenção e na conservação de animais silvestres, adquiridos em seus 65 anos de história. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por biólogos, médicos veterinários, zootecnista, educadores, cuidadores de animais e vários outros profissionais de diversas formações que trabalham continuamente para manter adequadamente o plantel de 3.586 animais de 205 espécies, e recebe cerca de 600 mil visitantes por ano.

Serviço
Dia Mundial do Gorila
Local: Zoológico de BH – Avenida Otacílio Negrão de Lime, 8.000, Pampulha (Túnel do Recinto dos Gorilas)
Data: Quarta-feira (24)
Horário: das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo