Noticias

Banco de Alimentos já destinou mais de 278 mil quilos de doações neste ano


Mais de 278 mil quilos de alimentos já foram doados este ano pelo Banco de Alimentos da Prefeitura de Belo Horizonte a 38 instituições socioassistenciais cadastradas para receber as doações, beneficiando, em média, 8,5 mil pessoas por semana. A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional comemora os resultados obtidos e revertidos ao aproveitamento consciente.

Em 2025, foram coletados mais de 372,5 mil quilos de doações. Só nesta semana, em que foi celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos (29 de setembro), o Sacolão Abastecer, outro equipamento da PBH, direcionou ao Banco de Alimentos quase uma tonelada de hortifrutigranjeiros. Além dos alimentos doados para as instituições, quase 94 mil quilos foram destinados à compostagem.

A nutricionista Isabella Sena, coordenadora do Banco de Alimentos, destaca que receber um quantitativo significativo de alimentos no dia de conscientização reforça a importância da atuação do equipamento da PBH. “A perda e o desperdício de alimentos são preocupantes no contexto da insegurança alimentar, agravando a desigualdade no acesso à alimentação. Neste cenário, o Banco de Alimentos é essencial, pois ajuda a reduzir o desperdício e garante que esses alimentos, ainda ricos em nutrientes, cheguem às pessoas em situação de vulnerabilidade”, aponta. 

O Banco de Alimentos recebe produtos considerados fora dos padrões para a venda, mas adequados ao consumo humano. Os alimentos são coletados junto à rede de doadores, passam por avaliação e seleção criteriosa pela equipe técnica e são repassados para as instituições cadastradas. Para ter direito às doações, a instituição deve produzir e distribuir refeições prontas e gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em 2024, cerca de 340 mil quilos foram destinados às instituições socioassistenciais, iniciativa que combate a fome, o desperdício de alimentos e complementa milhões de refeições.

Produção de adubo

Completando o ciclo do combate ao desperdício, os produtos que não passam na triagem, por não estarem em condições de consumo, são coletados pela Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e transformados em adubo utilizado em parques e jardins da cidade.

Atualmente, o Banco de Alimentos conta com 37 doadores fixos, mas esse número pode crescer. Empresas, organizadores de eventos, pessoas físicas, indústrias alimentícias, centrais de distribuição, sacolões, supermercados — incluindo plataformas de e-commerce —, produtores e redes varejistas podem ser doadores. Basta entrar em contato por e-mail (bancodealimentos@pbh.gov.br). Mais informações podem ser obtidas no Portal da PBH.

 

 

 

 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo