Noticias

Banda da Guarda Municipal se apresenta no “Intervalo Cultural”


Com repertório eclético, que vai do pagode do grupo Raça Negra ao rock da banda Guns N’ Roses, passando pelo pop da cantora Beyoncé, a Banda de Música da Guarda Civil Municipal (GCM) de Belo Horizonte realizou, nesta semana, apresentação que animou o público durante o projeto “Intervalo Cultural”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A atração integrou as atividades comemorativas da 30ª Semana do Servidor, no TJMG, cuja programação celebra o Dia do Servidor Público (28). O tema deste ano da Semana é “Memórias que nos Unem – Memórias que Guardamos – De Encontros, Conquistas, Aprendizados e Afeto – Que nos Conectam, Inspiram e nos Fazem Seguir Juntos, Escrevendo Capítulos da História da Justiça Mineira”.

Composta por 36 músicos, a banda da GCM de BH utiliza a música como ferramenta de integração social e aproximação com a comunidade. As apresentações fortalecem o vínculo com a população, reafirmando o papel da arte como instrumento de cidadania e convivência harmônica.

O regente e coordenador da banda, subinspetor Cleber Eustáquio Tomaz, ressaltou a importância de levar música a diferentes espaços:

“É uma alegria estarmos aqui mostrando um pouco do nosso trabalho. A banda é um exemplo de polícia comunitária, de aproximação com toda a sociedade. Para nós, é um prazer participar deste evento que valoriza o servidor.”

Também à frente da regência, o subinspetor Narciso lembrou que essa foi a 3ª participação da banda da GCM de BH no “Intervalo Cultural” do TJMG:

“É sempre gratificante participar de momentos significativos como a Semana do Servidor, que reforçam a integração e o espírito de parceria entre as instituições.”

A guarda civil Natália Moreira, única mulher entre os músicos que se apresentaram nesta edição, contou que aprendeu a tocar diversos instrumentos na igreja e em apresentações em bares, antes de ingressar na corporação.

“Estou na Guarda há um ano e, desde então, faço parte da banda. É um orgulho representar as mulheres que sonham em atuar em instituições militares. Sou muito respeitada pelos colegas e aprendo muito com eles, assim como posso transmitir um pouco da minha feminilidade a eles.”

 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo