Noticias

Bienal da Gastronomia destaca os sabores da região Norte de BH


A Prefeitura de Belo Horizonte promove neste domingo (26) o evento “Sabores da Norte: Território Criativo Gastronômico”, a partir das 9h, na Praça Padre Lage, no Bairro Heliópolis. A ação integra a 2ª edição da Bienal da Gastronomia e será aberta ao público, com programação repleta de atividades gratuitas.

Com foco na gastronomia sustentável, nas políticas alimentares, na inclusão produtiva e no turismo comunitário, o encontro oferece experiências para todas as idades, fortalecendo os vínculos entre cultura, alimentação e lazer. A iniciativa também busca ampliar o alcance da Bienal, aproximando o evento da comunidade local e valorizando os empreendedores da região, em sintonia com a proposta desta edição de descentralizar as atividades e levar a gastronomia a diferentes territórios da cidade.

“A Bienal chega à região Norte valorizando iniciativas que conectam gastronomia sustentável, inclusão produtiva, políticas alimentares e turismo. Será um grande encontro comunitário, com sabores, saberes e oportunidades para toda a família. Fica nosso convite para as pessoas experimentarem o melhor da nossa cultura alimentar, fortalecer vínculos e reconhecer o poder transformador que existe em cada gesto de cozinhar, compartilhar e celebrar juntos”, destaca Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

O evento contará com diversas atividades, incluindo cozinhas-show, com a participação de três chefs da Regional Norte de Belo Horizonte. Caio Roger, Adinah Magnani e Nayara Marques vão apresentar pratos como o tradicional feijão tropeiro, o doce banoffee, receita reconhecida internacionalmente, e a preparação de espetos com diferentes especiarias. O público poderá acompanhar todo o processo de elaboração ao vivo e degustar porções das receitas apresentadas.

Além das atividades gastronômicas, o “Sabores da Norte” contará com uma programação diversificada, incluindo rua de lazer, ações de educação ambiental, feira de alimentação, atividades de recreação e incentivo à leitura, além de iniciativas voltadas à promoção da saúde.

O evento também terá atrações musicais, com show da banda Arredaê e roda de samba comandada pela cantora Adriana Araújo. A agenda conta com o apoio do projeto BH+Feliz, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

Programação

– 9h às 9h30 – Promoção à saúde: exercícios de Tai Chi Chuan

– 9h às 12h – Biofábrica de Joaninhas

– 9h às 12h – Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

– 9h às 13h30 – DJ Ávila

– 9h às 14h – Brinquedos infláveis e cama elástica

– 9h às 16h – Pintura facial e bichinhos de balão

– 9h às 18h – Feira de alimentos e bebidas

– 10h às 10h50 – Cozinha Show – Chef Adinah Magnani

– 10h às 13h – Distribuição gratuita de pipoca e algodão doce

– 10h50 às 11h40 – Cozinha Show – Chef Caio Roger

– 11h40 às 12h30 – Cozinha Show – Chef Nayara Marques

– 13h às 14h – Oficina de marmita prática

– 13h30 às 16h – Promoção à saúde: ação sobre o outubro rosa (prevenção ao câncer)

– 14h às 15h30 – Show da banda Arredaê

– 16h às 17h30 – Roda de samba com Adriana Araújo

Bienal da Gastronomia

A 2ª edição da Bienal tem o apoio da Rede Supermercados BH; parceria educacional com as faculdades UniArnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac, UniBH Le Cordon Bleu e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e parceria institucional com a Frente da Gastronomia Mineira, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) e Sindicato e Associação de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais (Amipão).
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo