Noticias

alunos de escolas da Rede Municipal de BH assumem protagonismo político


A 16ª edição do projeto Câmara Mirim de Belo Horizonte (Camir), promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), mantém-se firme como uma das principais iniciativas de formação cidadã na cidade, moldando as lideranças do futuro. Destinado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o programa propõe um espaço de aprendizado e debate, envolvendo questões sociais, econômicas, ambientais e políticas.

Para acompanhar a 1ª etapa do projeto, a secretária municipal de Educação, Natália Araújo, foi convidada, juntamente com parlamentares e autoridades do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, para acompanhar um dia de votação na escolha de três vereadores mirins na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.

O projeto teve início em março, com um diálogo entre a direção das escolas e os professores referência sobre a importância da formação cidadã. Em seguida, os alunos participaram de oficinas promovidas pela Escola do Legislativo, por meio da qual conheceram o projeto e puderam se candidatar. Após uma campanha eleitoral, os eleitos serão diplomados pelo TRE e posteriormente participaram da cerimônia de posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Os vereadores se reúnem quinzenalmente, à tarde, na Câmara Municipal, onde terão diálogos, oficinas sobre o processo executivo, legislativo e judiciário e posteriormente a elaboração de projetos de lei com temáticas definidas por eles. O mandato dos vereadores mirins vai até novembro deste ano.

O processo democrático é conduzido por professores designados para acompanhar as atividades dos estudantes, tanto nas sessões mirins mensais, realizadas no plenário da Câmara Municipal, quanto nas atividades complementares nas escolas e que reforçam o aprendizado, oferecendo o potencial para se desenvolver ainda mais a vivência da cidadania.

Natália Araújo conversou com candidatos a vereadores mirins, ressaltando a coragem de cada um ao dar o primeiro passo e se candidatar. Ela destacou ainda a importância desse gesto para a formação cidadã e o fortalecimento da Educação.

A fórmula do sucesso do Câmara Mirim se repete e se aprimora a cada edição. O projeto já acontece em 10 escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Milton Alves, chefe da Sessão de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo, destaca a relevância do Camir: “A importância desse projeto está em oferecer à escola e à comunidade escolar a oportunidade de se envolver ativamente na vida política da cidade, por meio do Legislativo municipal.”

Confira as 10 escolas municipais que participam do projeto

1-Norte: E.M. Secretário Humberto Almeida

2-Barreiro: E.M. Edith Pimenta da Veiga

3-Barreiro: E.M. Jonas Barcellos Correa

4-Centro Sul: E.M.Marconi

5-Leste: E.M.Doutor Júlio Soares

6-Nordeste: E.M.Professor Paulo Freire

7-Noroeste: E.M.Dom Bosco

8-Oeste: E.M. Salgado Filho

9-Pampulha: E.M. Lídia Angélica

10-Venda Nova: E.M.Carlos Drumond de Andrade



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo