Noticias

Cartilhas sobre cidades acessíveis são lançadas em BH com participação da Urbel


Integrantes da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Urbel participaram do lançamento das cartilhas do Projeto Ampliar: Acessibilidade para Todos, promovido pelo Ministério Público de Minas (MPMG). O evento foi realizado na Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), em celebração aos dez anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). O momento foi marcado pela defesa e fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência e promoção da acessibilidade para todos.

As cartilhas têm conteúdos fundamentais para a construção de cidades mais acessíveis e inclusivas e são divididas em três volumes: Comportamento e Comunicação; Urbanismo, Edificações e Transporte; e Tecnologias Assistivas.

De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do Centro Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com deficiência, Erika Matozinhos Ribeiro, o material foi elaborado pelo Ministério Público, com a colaboração de especialistas de diversas instituições estaduais e municipais.

“As cartilhas tratam de maneira estruturada e didática os principais eixos de acessibilidade, seja da forma que devemos nos expressar, interagir e nos posicionar diante da diversidade humana ou apresentando o conceito de desenho universal com espaços, produtos e serviços pensados para atender todas as pessoas com segurança, ou seja, falando sobre tecnologias assistivas que podem transformam a vida de milhares de pessoas”, afirma a promotora. 
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo