Central de Abastecimento da PBH integra Caderno de Políticas Alimentares da União

A Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana (Cafa) da Prefeitura de Belo Horizonte faz parte do Caderno de Experiências sobre Políticas Alimentares Urbanas, lançado no III Encontro Nacional Estratégia Alimenta Cidades, realizado na sede da PBH. A publicação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, com parceiros, reúne práticas inspiradoras de 57 cidades brasileiras comprometidas com a construção de políticas públicas para a promoção do direito à alimentação adequada no contexto urbano.
As experiências relatadas no Caderno refletem práticas, desafios e inovações que buscam fortalecer sistemas alimentares mais justos, sustentáveis e contextualizados às realidades e dinâmicas territoriais. A Cafa tem inspirado outras cidades. O equipamento público municipal funciona como ponto de encontro da Agricultura Familiar e Urbana para facilitar a comercialização para os mercados institucionais e varejistas, além de uma estratégia que proporciona o escoamento da produção e o abastecimento da capital mineira, favorecendo o acesso da população a alimentos saudáveis e de qualidade.
Os relatos mostram o impacto das políticas públicas de segurança alimentar na vida dos beneficiários e da comunidade, com depoimentos que demonstram, por meio de experiências, como o acesso a alimentos, o apoio à produção local e as ações de educação nutricional contribuem para a melhoria da qualidade de vida, a segurança alimentar e o fortalecimento social.
“Políticas públicas inovadoras, sustentáveis e inclusivas foram diretrizes na elaboração do Projeto da Cafa, que conecta diretamente agricultores, cooperativas e associações com importantes canais de comercialização, como compras públicas, restaurantes, sacolões e mercados. Essa conexão é fundamental, pois permite que os agricultores tenham acesso a um mercado mais amplo, reduzindo custos de logística e intermediários. Também ganham os cidadãos e consumidores, que têm cada vez mais produtos de qualidade e de origem da agricultura familiar e camponesa comercializados nos grandes centros”, destaca a secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues Dias.
A Cafa desempenha um papel essencial como entreposto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para a Cozinha Solidária Cidona, promovida na Asmare, em Belo Horizonte. Por meio de uma logística eficiente, armazenamento e apoio à agricultura familiar, a Central facilita o fornecimento de alimentos à Cozinha Solidária. “Essa parceria é um exemplo de como políticas públicas e ações comunitárias podem se unir para enfrentar desafios estruturais, oferecendo suporte concreto a populações vulnerabilizadas e contribuindo para a construção de uma sociedade mais equitativa e solidária”, completa Bernardo Amaral, um dos coordenadores da Cozinha Solidária, parceira da Cafa em Belo Horizonte.