Centro de Reabilitação Barreiro amplia assistência com aporte do Ministério da Saúde

O Centro de Referência em Reabilitação (Creab) Barreiro, da Prefeitura de Belo Horizonte, foi credenciado pelo Ministério da Saúde e passará a receber da União R$ 270 mil por mês para custeio de ações e serviços ofertados à população. Anteriormente, esse valor era empenhado exclusivamente pelo município.
Esse importante reconhecimento foi alcançado devido à capacidade de atendimento da unidade, que oferta reabilitação física (incluindo hidroterapia) e intelectual, além de cuidados às pessoas ostomizadas. Com o repasse de recursos por parte do Ministério da Saúde, será possível ampliar a assistência de maneira integral, contemplando a modalidade de reabilitação auditiva. Além disso, com os investimentos mensais será possível reforçar as equipes e garantir mais qualidade e agilidade para a população.
Cabe destacar que está em implementação os serviços de concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção no Creab Barreiro. “A Secretaria Municipal de Saúde trabalha diariamente para ampliar a assistência prestada nas unidades da rede SUS-BH e os resultados já podem ser notados, como esse importante reconhecimento. Seguiremos empenhados em aperfeiçoar, cada vez mais, o cuidado aos usuários”, destaca a subsecretária de Atenção à Saúde, Raquel Felisardo Rosa.
Atualmente são 700 usuários cadastrados e cerca de 2,5 mil atendimentos por mês na unidade. O cuidado aos pacientes é prestado por uma equipe multiprofissional, composta por ortopedista, otorrinolaringologista, acupunturista, nutricionista, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais. Além de fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais.
Para ter acesso aos serviços disponibilizados no Creab Barreiro, os usuários devem ser encaminhados por um dos 153 centros de saúde da capital. Ou seja, não há oferta de atendimentos de forma espontânea.
Cuidado em outras unidades
Além do Creab Barreiro, Belo Horizonte conta com mais quatro Centros de Reabilitação, localizados nas regionais Leste, Centro-Sul, Venda Nova e Noroeste. Essas unidades atuam de maneira integrada aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), garantindo atendimento especializado aos usuários.
Os endereços e horários de funcionamento dos locais podem ser verificados no Portal da PBH.