Noticias

Cerca de 3 mil alunos da rede municipal terão acesso ao universo da música clássica


Cerca de 3 mil alunos de 55 escolas municipais participam nesta terça (21), quarta (22) e quinta-feira (23) dos Concertos Didáticos, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais voltado para a educação básica. Eles terão contato com a música clássica na segunda edição do projeto em 2025, com o tema “O universo e seus planetas”. Na Sala Minas Gerais da Filarmônica, os estudantes serão os passageiros e os músicos a tripulação de uma viagem ao espaço sideral.

No repertório, obras de Richard Strauss, Gustav Holst, Claude Debussy e John Williams relacionadas ao tema, como “Clair de Lune” e a trilha dos filmes “Star Wars”. As escolas receberam visitas de monitores da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) para os alunos aprenderem noções básicas sobre o funcionamento da Orquestra. A proposta é que eles tenham uma experiência ainda mais rica no dia do evento.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da equipe da Gerência da Educação Integral, organizou o preenchimento das vagas. As escolas fizeram a inscrição em um formulário elaborado pela Smed. Turmas de ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todas as regionais foram contempladas.

O maestro associado José Soares, que regerá a orquestra, ressalta a responsabilidade de promover o que, muitas vezes, é o primeiro contato com o universo de uma orquestra e uma Sala de Concertos. “E é justamente o universo que inspira o tema desta edição, uma grande viagem espacial para responder à pergunta: o quão longe a música de orquestra pode nos levar?”.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo