Curso de Libras para professores municipais teve encerramento especial no CEI Imaculada

A edição de 2025 do projeto “Educação Bilíngue para Surdos: Possibilidades e Desafios” chegou ao fim com um evento especial no auditório do Centro de Educação Integrada Imaculada Conceição, na região Centro-Sul. O encerramento teve apresentações culturais, como a peça de teatro encenada por estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Sérgio Miranda, da região Norte.
A peça foi interpretada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Houve também a apresentação de um poema do professor de Libras, Hélio Alves. Foi realizada, ainda, troca de experiências conduzida pelos professores Caick Franckllyn Silva, Janete Rocha Leite e Kelly Macedo Silva, da Escola Municipal Padre Flávio Giametta (Barreiro).
Os educadores trabalham com uma turma formada por estudantes surdos do 1º ano do ensino fundamental. Em seguida, representando o Movimento Bilíngue de Surdos da UFMG, Wesley Klismann fez uma palestra sobre a importância da Libras e da identidade surda.
O evento de conclusão do curso contou com a participação da subsecretária de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Tatiana Oletto, da representante da Coordenação de Promoção dos Direitos Humanos e Pluralidade Educacionais, Rebeca Lloyd, e da representante do Núcleo de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos, Luciana Freitas.
Módulos
O curso, ofertado para os professores da Rede Municipal de Educação (RME), foi dividido em seis módulos, com os temas: a importância da Libras no contexto educacional; o ensino de português como segunda língua; o ensino de matemática e ciências para estudantes surdos; a produção de material bilíngue; a atuação dos instrutores, tradutores e intérpretes de Libras; e a surdocegueira.
Com 459 inscritos, o objetivo do projeto foi articular conhecimentos teóricos sobre a educação bilíngue de surdos com práticas contextualizadas em sala de aula, promovendo uma reflexão crítica sobre as barreiras comunicacionais e a importância da presença da Libras no cotidiano escolar. O projeto também resultou na organização do e-book “Educação Bilíngue na Rede Municipal de Belo Horizonte: Práticas pedagógicas e ações formativas”. O livro foi escrito por professores que vivenciaram práticas pedagógicas bilíngues na sala de aula com estudantes surdos.
“O curso oferece um espaço de estudo sobre metodologias bilíngues, recursos acessíveis e práticas colaborativas entre professores, intérpretes e instrutores de Libras. Essa cooperação traduz o compromisso da rede municipal com uma educação equitativa, culturalmente sensível e linguisticamente justa”, afirmou Luciana Freitas
Isabella Alberti, professora da Escola Municipal Cora Coralina, em Venda Nova, disse que se sentiu impactada com o encerramento e com todo o curso. “Ampliou os meus horizontes no que diz respeito à educação de língua de surdos, ao português escrito como segunda língua. Os trabalhos feitos em conjunto me deixaram muito emocionada”.




