Cozinheiros dos restaurantes populares participam de oficina com a chef Carol Dini

A chef Carol Dini ministra nesta terça-feira (23) oficina voltada à capacitação dos cozinheiros dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte. O encontro acontece no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (Cresan/BH0, na Avenida Antônio Carlos, 821 – Lagoinha, das 14h às 17h, e reunirá 16 profissionais que estão na linha de frente da alimentação popular da capital, além de sete cozinheiros do próprio Cresan. A atividade integra as ações de promoção da 2ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte.
Carol Dini apresentará técnicas de fermentação aplicadas à produção de conservas, tema que conecta saberes tradicionais, inovação culinária e práticas de preservação de alimentos. A proposta é que cozinheiros e cozinheiras dos restaurantes populares possam aplicar as técnicas aprendidas no preparo das refeições, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a valorização da gastronomia como política pública e ferramenta para a promoção da segurança alimentar.
“O título de Belo Horizonte de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, é fruto de mais de 30 anos de dedicação do poder público municipal às políticas de segurança alimentar e nutricional. A Bienal da Gastronomia também nasce com o propósito de valorizar essa trajetória. Contar com a Carolina Dini nessa atividade, compartilhando seus saberes, é uma oportunidade única de reafirmar a força da nossa cozinha, aproximando ainda mais a gastronomia da população”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
A secretária de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, Darklane Rodrigues, destaca a importância da oficina na capacitação dos trabalhadores como uma contribuição para a melhoria das refeições e para a integração da gastronomia no contexto do equipamento público municipal.
“Nosso objetivo é tornar a gastronomia dos Restaurantes Populares de Belo Horizonte cada vez mais saudável, para que possamos atender os usuários da melhor forma possível. Trazer inovação para os cozinheiros e cozinheiras-chefes será fundamental não só para valorizar esses profissionais, mas para incorporar ainda mais o conhecimento ao processo formativo, aprimorando a qualidade do que é servido.”, afirma Darklane.
Currículo
Carolina Dini é chef de cozinha, escritora, professora e consultora alimentar, especializada em fermentação. A profissional produz conteúdo sobre autonomia alimentar no perfil “Cebola na Manteiga”, que conta com quase 85 mil seguidores, onde compartilha receitas vegetais e modos de preparo.
“Minha pesquisa já é focada em conservação e fermentação de alimentos, técnicas que dependem de processos simples e ingredientes acessíveis. Estou muito feliz com essa oportunidade, porque é uma forma de estar presente, de entender como as coisas estão funcionando hoje, a partir de dentro. Estar ali trocando com os cozinheiros é sempre uma experiência de muito aprendizado pra mim também. Estar em cozinhas coletivas é sempre uma experiência rica, porque a gastronomia é um universo infinito”, afirma a chef.
Bienal da Gastronomia
Em mais uma ação de fortalecimento e promoção do título de Cidade Criativa da Gastronomia Belo Horizonte se prepara para a realização da 2ª Bienal da Gastronomia, de 15 a 31 de outubro, em correalização da Prefeitura de Belo Horizonte com o Sebrae Minas.
Nesta edição, o evento ganha novos formatos, com atividades em mercados e diferentes espaços da cidade. Além de palestras sobre empreendedorismo, gestão e cultura alimentar, estão previstos roteiros guiados por bares do projeto Bares com Alma e a entrega dos prêmios do 1º Concurso de Quitanda e Confeitaria Mineira.
Entre os eixos do evento estão a gastronomia social como ferramenta de transformação de territórios, a valorização de saberes ancestrais e cozinhas periféricas, o protagonismo feminino, a hospitalidade mineira e o diálogo entre tradição e contemporaneidade.
A 2ª edição da Bienal tem o apoio da Rede Supermercados BH; parceria educacional com as faculdades UniArnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac, UniBH Le Cordon Bleu e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e parceria institucional com a Frente da Gastronomia Mineira, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) e Sindicato e Associação de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais (Amipão).
Todos os detalhes sobre a programação, retirada de ingressos, convidados e atividades associadas estão disponíveis no Portal Belo Horizonte. Em breve, novas atrações do evento serão divulgadas.