Noticias

Parque Ecológico do Brejinho recebe mobilização do Projeto Rondon


As ações educativas e de mobilização do Projeto “Rondon – Parque, Sustentabilidade e Saúde” chegam ao Parque Ecológico do Brejinho (Rua Alcobaça, 43 – Bairro São Francisco, região da Pampulha) neste sábado (27). As abordagens serão feitas por rondonistas, universitários, técnicos e professores, das 8h às 13h30, com temáticas como abandono de animais domésticos, exóticos e silvestres; prevenção de incêndios em áreas verdes; e a proteção da biodiversidade.

Todas as atividades são executadas por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), Secretaria Municipal de Saúde /Controle de Zoonoses e Projeto Rondon Minas.

Os voluntários atuam de forma itinerante dentro e no entorno do parque, abordando vizinhos e comerciantes. Além das orientações, são entregues materiais educativos. São ações para conscientizar a população e que também servem para a criação de um banco de dados com as informações coletadas nas abordagens, buscando entender o perfil do público de cada região, a relação com os parques municipais e qual o grau de informação sobre os temas.

Como ser um voluntário?

As capacitações para voluntários do Projeto Rondon são divulgadas nas redes sociais. Os interessados, após inscrição, passam por uma formação temática com os coordenadores do projeto, além de capacitação virtual sobre a metodologia de desenvolvimento de comunidades, que embasam as ações dos rondonistas em campo. É necessário que o candidato seja universitário ou profissional com diploma superior em qualquer área de conhecimento.

O Projeto Rondon Minas é uma iniciativa de voluntariado universitário do país e trabalha com intuito de colocar o conhecimento científico à serviço da sociedade. Desde de 2005, já atendeu mais de 160 municípios de Minas Gerais com diagnóstico socioambiental das comunidades urbanas e rurais e atividades socioeducativas e culturais que incentivam o protagonismo da população e promovem a melhoria das práticas das políticas públicas locais.
 





Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo