Equipes do Programa Maior Cuidado são homenageadas pelo atendimento a pessoas idosas

Trabalhadoras e trabalhadores do Programa Maior Cuidado, da Prefeitura de Belo Horizonte, foram homenageados na noite desta quinta-feira (23). A cerimônia em reconhecimento ao compromisso e à dedicação das equipes que atuam no atendimento a pessoas idosas e com algum grau de dependência ocorreu no plenário Amynthas de Barros, da Câmara Municipal.
Pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, participaram da homenagem a diretora de Políticas do Cuidado, Simone de Souza Pegoreti, e a diretora de Proteção Social Básica, Patrícia da Silva Pinto, que representou a subsecretária de Assistência Social, Luana Souza.
Para simbolizar o trabalho desenvolvido na cidade, uma cuidadora de cada um dos 37 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) foi convidada a receber a homenagem em nome de sua equipe, representando quem atua diretamente na execução do programa.
Durante a cerimônia, foram destacadas as ações de cuidado domiciliar, o impacto social do programa e a importância de valorizar o trabalho das cuidadoras e cuidadores que garantem atenção integral a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
Simone Pegoreti destacou o trabalho do município na busca por uma cidade mais humana. “Há mais de 15 anos, o Programa Maior Cuidado reafirma o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com a promoção da dignidade e da qualidade de vida das pessoas idosas. Reconhecer o trabalho de cada cuidador e cuidadora é valorizar uma política de cuidado essencial, que garante proteção social e evidencia o papel fundamental do município na construção de uma cidade mais humana e solidária”.
“Reconhecer o Programa Maior Cuidado é também reconhecer a entrega da proteção pública nas vidas das famílias atendidas. Essa é uma iniciativa pioneira em Belo Horizonte, que reafirma o compromisso da Prefeitura com o cuidado e a permanência das pessoas idosas em seu ambiente familiar, fortalecendo vínculos e garantindo qualidade de vida”, completou Patrícia da Silva Pinto.
Para Bruna Maíra Tomás da Silva, 28, do Programa Maior Cuidado no Cras Taquaril, o momento foi de reconhecimento. “Senti uma felicidade enorme, porque isso mostra a força e a importância do trabalho que realizamos com as pessoas idosas e suas famílias. O Programa Maior Cuidado dá uma luz e uma direção para as pessoas, ajuda o familiar que muitas vezes está sobrecarregado, além de fortalecer os vínculos, melhorando a qualidade de vida de todos”.
Mais qualidade de vida
O Programa Maior Cuidado (PMC) tem o objetivo de apoiar as famílias no cuidado com pessoas idosas e promover mais qualidade de vida. Cuidadores e cuidadoras realizam acompanhamento domiciliar a idosos dependentes e semidependentes, com dias e horários definidos por equipes multidisciplinares, conforme o grau de dependência de cada pessoa.
Durante o atendimento, os profissionais realizam atividades de apoio às famílias nos cuidados com a pessoa idosa, como auxílio na higiene, alimentação, administração de medicamentos, e no desenvolvimento de atividades de convivência e lúdicas, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A iniciativa tem como objetivo prevenir o isolamento social, garantir o acesso a direitos e fortalecer a rede de apoio familiar e comunitária, assegurando que a pessoa idosa receba cuidado com dignidade, afeto e segurança no convívio com sua família.
Além disso, o programa contribui de forma significativa para prevenir a necessidade de institucionalização, atuando de maneira preventiva e protetiva, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, ao reafirmar o direito ao cuidado e à convivência familiar como dimensões centrais do trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O programa atende prioritariamente famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif), que necessitam de apoio contínuo no cuidado com seus idosos. Mais informações e orientações podem ser encontradas no Portal de Serviços da PBH.




