Noticias

Estudantes da Rede Municipal participam de atividades do FLI BH


A literatura tomou conta da rotina de estudantes da Rede Municipal de Educação nesta semana. Cerca de 4,3 mil alunos e 430 educadores de 67 escolas participam da 6ª edição do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH), um dos principais eventos de leitura do país. Promovida pela Prefeitura, a ação leva crianças e jovens de escolas de todas as regionais da cidade a conhecer estandes, autores e editoras, além de mergulhar em oficinas, contações de histórias e apresentações artísticas.

Durante o festival, os participantes têm a oportunidade de interagir com escritores, poetas, ilustradores, narradores, músicos e pesquisadores, vivenciando experiências que aproximam o universo literário da sala de aula. Cada estudante recebeu um vale-livro de R$ 50, e cada educador o no valor de R$ 60, para escolher suas próprias obras. As escolas interessadas se inscreveram por meio de formulário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

A professora Valéria Coimbra, da equipe da Gerência de Bibliotecas (Gerbi) da Smed destaca que este é o terceiro evento literário de 2025 que as escolas municipais participam. “É mais uma ação muito importante para o letramento literário, não apenas dos nossos estudantes, mas de toda a comunidade escolar”.

Ana Clara Pereira Eva, de 15 anos, aluna da Escola Municipal Israel Pinheiro (região Leste), visitou a FLI BH com sua turma. Além de passear pelo festival e conhecer diversas obras, para ver qual livro levaria, ela acompanhou a contação de histórias. “É a primeira vez que venho e eu estou gostando muito”, afirmou.

“As crianças gostaram da experiência de vir e escolher um livro, poder comprá-lo. Foi uma experiência nova para muitas”, comentou Desiré Araújo, assistente escolar administrativo da Escola Municipal Américo Renê Giannetti, da região Nordeste.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo