Noticias

Eventos internacionais dão visibilidade à gastronomia de Belo Horizonte


A gastronomia da capital mineira ganhou visibilidade em dois importantes encontros do setor realizados em agosto. Representada pela Belotur, a Prefeitura de Belo Horizonte marcou presença na Conferência Internacional de Gastronomia em Songkhla, na Tailândia, e no Simpósio Internacional de Gastronomia da Amazônia, realizado em Belém (PA). Em ambas as agendas, a PBH promoveu e valorizou a culinária belo-horizontina, reforçando a identidade cultural da cidade e consolidando seu protagonismo no cenário da gastronomia criativa internacional.

A Conferência Internacional de Gastronomia de Songkhla reuniu de 29 a 31 de agosto especialistas, gestores públicos, pesquisadores, chefs e empreendedores para debater o papel da gastronomia criativa no desenvolvimento sustentável das cidades. A programação incluiu painéis temáticos, workshops com empreendedores e restauradores locais, oficinas de criação de pratos com ingredientes regionais e visitas a produtores rurais.

A delegação de Belo Horizonte contou com a participação da presidente da Belotur, Bárbara Menucci, e da chef Carol Fadel, que apresentaram as políticas públicas e as práticas bem-sucedidas que colocaram a capital mineira em evidência no cenário internacional da gastronomia criativa.

A chef Carol Fadel protagonizou uma experiência culinária colaborativa ao lado de profissionais tailandeses e outros convidados internacionais. Em conjunto, criaram receitas inéditas a partir de insumos locais da região de Songkhla. O resultado desse encontro foi apresentado ao público durante a “Pak Tai Design Week”, um dos principais festivais criativos da Tailândia, em um momento de celebração da diversidade cultural e do diálogo entre diferentes tradições gastronômicas, que ocorreu juntamente com a Conferência.

“A participação de Belo Horizonte neste encontro internacional foi muito além de uma vitrine para o talento de seus profissionais e para a qualidade da nossa gastronomia. Foi um momento de afeto e de intenção, no qual a cidade pôde aprofundar laços de cooperação, fortalecer as redes de cidades criativas e compartilhar conhecimentos sobre políticas públicas, inovação e desenvolvimento territorial sustentável. Assim, BH reafirmou seu protagonismo no cenário mundial e manteve viva sua vocação de unir turismo, gastronomia, cultura e pessoas”, afirma Bárbara Menucci.

O convite para a presença da comitiva de Belo Horizonte no evento foi feito pela Prince of Songkla University e pelo Songkhla Lagoon Designated Areas for Sustainable Tourism Office, instituições organizadoras da iniciativa “Songkhla City of Gastronomy”, que busca integrar a cidade à Rede de Cidades Criativas da Unesco (UCCN) ainda este ano.

Reconhecida internacionalmente pela Unesco pelo protagonismo na gastronomia, Belo Horizonte foi chamada a compartilhar suas metodologias e experiências técnicas, especialmente no que diz respeito à valorização da culinária local e às políticas de segurança alimentar desenvolvidas na capital mineira.

Simpósio da Amazônia

A PBH também participou do Simpósio Internacional de Gastronomia da Amazônia (Siga 2025), em Belém, de 28 a 30 de agosto. Representada pelo diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, Eduardo Cruvinel, a capital mineira apresentou as ações desenvolvidas no município como integrante da UCCN. A participação aconteceu no painel “Experiências territoriais de gastronomia regional – As cidades criativas da gastronomia da Unesco: Belém, Belo Horizonte e Florianópolis”.

Com o tema “Gastronomia Regional e Sustentabilidade”, o Siga 2025 propôs um debate sobre o impacto das mudanças climáticas na sustentabilidade dos ecossistemas globais e, consequentemente, na produção de insumos culinários, elemento fundamental para o desenvolvimento da gastronomia. A proposta foi analisar esse cenário sob a ótica dos territórios gastronômicos, compreendendo como a dinâmica climática influencia a preservação e a transformação das tradições alimentares.

“Representar Belo Horizonte foi uma oportunidade para reafirmar o compromisso da nossa cidade como integrante da Rede de Cidades Criativas da Unesco. Ao compartilhar nossa trajetória e diretrizes no campo da gastronomia, evidenciamos como políticas públicas e parcerias estratégicas podem fortalecer a identidade cultural, impulsionar a inovação e promover a sustentabilidade. Seguimos determinados a posicionar BH como referência em turismo, gastronomia e criatividade no cenário global”, destaca Eduardo Cruvinel.

A programação abordou a regionalidade gastronômica sob diferentes geografias, no Brasil e no exterior, com trocas de experiências entre políticas públicas e iniciativas privadas voltadas ao desenvolvimento sustentável em múltiplos biomas e culturas.

Organizado pela Academia Brasileira de Gastronomia (ABG) e pela Universidade Federal do Pará, o Siga 2025 reuniu pesquisadores de destaque do Brasil e do mundo em um amplo debate sobre gastronomia regional sustentável e sua relação indissociável com as mudanças climáticas. Além disso, a agenda estimulou o conhecimento sobre a Floresta Amazônica e suas tradições alimentares, em uma região que tem papel decisivo no futuro do planeta.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo