Noticias

Feira Comendador Negrão de Lima dobra quantidade de expositores


A Feira de Inclusão Produtiva Comendador Negrão de Lima, no Bairro Floresta, região Leste de BH, contará com sete novos expositores a partir desta sexta-feira (10), dobrando o número de barracas (14). A ampliação faz parte da estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), para fortalecer os espaços de convivência nos bairros e fomentar a geração de renda.

A feira é realizada às sextas-feiras, das 18h às 22h, na Praça Comendador Negrão de Lima. No local, o público encontra comércio de comidas, bebidas e artesanato. Enquanto as crianças se divertem na praça, os adultos aproveitam um ambiente acolhedor para o happy hour.

Todos os novos participantes foram selecionados por meio dos Editais de Feiras de Inclusão Produtiva. O subsecretário de Regulação Urbana da SMPU, Daniel Assis, destaca que a medida visa dinamizar e qualificar as feiras da capital. “A Prefeitura tem se dedicado ao diagnóstico das feiras, com monitoramento, atualização para o descredenciamento de expositores inativos e licenciamento de novos comerciantes”.

Os editais lançados em abril disponibilizaram 245 vagas em dez feiras da capital. Dessas, 78 são para as já em funcionamento; 37 para a do Bairro Sagrada Família, que estava inativa; e 130 para novas feiras dos bairros Independência e Pindorama.

A ampliação e a inauguração das novas feiras ocorrerão de forma gradual até dezembro. A primeira a receber novos expositores foi a Feira da Savassi, em 27 de setembro, seguida pela Feira da Silva Lobo, na última sexta-feira (4). A próxima será a Feira Duque de Caxias, no NBairro Santa Tereza, Região Leste, que passará por ampliação no domingo (12).

Geração de renda

Atualmente, 213 feirantes participam do Programa Jornada Produtiva, que incentiva o comércio popular e promove a inclusão, criando oportunidades de renda para trabalhadores que atuam em espaços públicos. São mais de 3,4 mil trabalhadores credenciados.

Além das feiras permanentes, o programa contempla atividades como food trucks, carrinhos ambulantes, comércio em manifestações espontâneas (caixeiros), venda por pessoas com deficiência, além de lavadores de veículos, engraxates, bancas de jornais e o Shopping Popular Caetés.

Não há editais em aberto neste momento, mas os interessados em participar devem acompanhar novos chamamentos no Diário Oficial do Município ou na página do Jornada Produtiva.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo