Pit Stop com motociclistas encerra a Semana Nacional de Trânsito

Nesta quinta-feira (25), das 9h às 12h30, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Educação para a Mobilidade (Geduc) da BHTrans fará o encerramento da Semana Nacional de Trânsito (SNT) com Pit Stop dos motociclistas que passarem pela Praça da Liberdade (Alameda da Educação, entre a Rua Gonçalves Dias e a Avenida Bias Fortes).
Toda a alameda será fechada para que os condutores sobre duas rodas possam participar da ação educativa. As atividades serão divididas em três tendas e haverá um local reservado para eles estacionarem as motos com segurança, passando a fazer o percurso a pé. As atividades serão conduzidas pela equipe da BHTrans, com o apoio da Guarda Civil Municipal.
Os motociclistas vão usar óculos de realidade desfocada, que simulam a condução do veículo sob efeito de bebida alcoólica. Terão contato com um guidão que simula equilíbrio, vão receber brindes e assistir vídeos educativos curtos sobre frenagem e a motopilotagem segura.
Haverá ainda ações voltadas para a saúde, como a medição de pressão e a aferição de glicose, além de simulação sobre ponto cego, com a utilização de uma viatura e duas motocicletas. Ao longo do percurso, serão distribuídos folhetos educativos e brindes.
A gerente de Educação para a Mobilidade da BHTrans, Maria Augusta Gatti, destaca que a expectativa é alcançar o maior número possível de motociclistas para conscientização sobre a direção segura sob duas rodas. “Tenho certeza que todos serão sensibilizados sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e a velocidade adequada no ir e vir do trabalho”.
O Pit Stop é realizado em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG, Sest Senat, DER-MG, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Dnit, Polícia Rodoviária Federal, Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito, IFood e Observatório Nacional de Segurança Viária.
Sobre a SNT
A programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) foi iniciada em 18 de setembro e o tema principal da campanha é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, com foco na redução da velocidade para a segurança no trânsito. Esta iniciativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) busca promover um trânsito mais seguro, conscientizando sobre a importância de atitudes responsáveis por parte de motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas.