Feira da Praça Duque de Caxias terá mais expositores e edição especial do BH+Feliz

A partir deste domingo (12), a Feira de Inclusão Produtiva da Praça Duque de Caxias, no Bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte, contará com 16 novos expositores, passando a ter 30 barracas. Para celebrar o Dia das Crianças, o espaço será palco da edição especial do BH+Feliz, com diversas atrações.
Das 9h30 às 15h, serão disponibilizados brinquedos e oficinas de arte, além de várias apresentações musicais e de dança. Também haverá ações na Tenda da Saúde, como aferição de sinais vitais – incluindo a pressão arterial –, testagem de glicemia e para diagnóstico da covid-19, além de cuidados e orientações sobre a importância da saúde bucal.
A Feira da Praça Duque de Caxias acontece aos domingos, das 10h às 16h, e oferece várias opções de artesanato, comidas e bebidas típicas.
Espaços de lazer
Os novos feirantes foram selecionados pelos Editais de Feiras de Inclusão Produtiva. O subsecretário de Regulação Urbana, Daniel Assis, destaca que a iniciativa valoriza as feiras como espaços de lazer nos bairros. “A Prefeitura tem se esforçado para qualificar esses espaços como uma opção de lazer. Estamos licenciando diversas vagas para as feiras e chegaremos ao total de 450 licenças para eventos promovidos pelo Executivo”.
Os editais, lançados em abril, já disponibilizaram 245 vagas para dez feiras na capital. Destas, 78 foram destinadas a feiras já em funcionamento; 37 à do Bairro Sagrada Família, que estava inativa; e 130 a novas feiras nos bairros Independência (Barreiro) e Pindorama (Noroeste).
A ampliação e inauguração das novas feiras ocorrerão de forma gradual, até dezembro. A próxima será a Feira da Praça José Verano da Silva, conhecida como Praça da Febem, no Barreiro, no dia 1º de novembro.
Atualmente, 215 feirantes participam do Programa Jornada Produtiva, que incentiva o comércio popular e promove a inclusão, criando oportunidades de renda para trabalhadores que atuam em espaços públicos. São mais de 3,4 mil trabalhadores credenciados.
Além das feiras permanentes, o programa contempla atividades como food trucks, carrinhos ambulantes, comércio em manifestações espontâneas (caixeiros), venda por pessoas com deficiência, além de lavadores de veículos, engraxates, bancas de jornais e o Shopping Popular Caetés.
Não há editais em aberto neste momento, mas os interessados em participar devem acompanhar novos chamamentos no Diário Oficial do Município ou na página do Programa Jornada Produtiva.