Noticias

Feira de Agricultura Urbana começa a funcionar nesta quinta-feira (4) na Estação São Gabriel


Nesta quinta-feira (4) será inaugurado na Estação São Gabriel um novo ponto de comercialização da Feira de Agricultura Urbana e Familiar da PBH. O funcionamento será todas as quintas, de 16h às 20h, na plataforma do Move, tendo como principal produto as hortaliças agroecológicas, produzidas sem o uso de agrotóxicos.

Com a iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, de adicionar pontos de feiras em estações de transportes públicos, o acesso a alimentos saudáveis se torna mais fácil. A proposta é garantir que as pessoas que não conseguem fazer compras em horários convencionais possam adquirir tais produtos durante o trajeto do trabalho para casa.

A feira também atende pessoas que vivem em pântanos alimentares (ambientes com grande oferta de alimentos ultraprocessados) ou em desertos alimentares (ambientes com nenhuma oferta de alimentos in natura).

Além deste novo local, compõem o Circuito Curto de Agricultura Urbana o ponto central, que acontece semanalmente na Rua Goiás, às quintas-feiras; a barraca na estação de ônibus Vilarinho, às terças-feiras; a recém-inaugurada feira da Rua Sapucaí, aos sábados; dentre outros endereços. O Circuito tem como objetivo evitar intermediários entre os produtores agrícolas e seus consumidores, além de promover autonomia e geração de renda.

Credenciamento

Os interessados em comercializar seus produtos devem se credenciar no edital de Chamamento Público Smasac 12/2023, enviando e-mail para credenciamentofeirassan@pbh.gov.br ou presencialmente, de segunda à sexta-feira, na Avenida Afonso Pena, 342, 4º andar, Gerência de Apoio ao Abastecimento e à Comercialização (Gabac). O resultado será comunicado por e-mail às pessoas solicitantes, bem como publicado no Diário Oficial do Município.

Nas Feiras da Agricultura Urbana são encontrados alimentos saudáveis e típicos da cultura alimentar mineira como hortifrutigranjeiros, folhosas, frutas, raízes, flores e outros cultivos da terra. Os alimentos que não são vendidos nas feiras também podem ser doados ao Banco de Alimentos, equipamento da Prefeitura que recebe doações e repassa para instituições socioassistenciais. A PBH também conta com mais quatro Programas de Feiras, diferenciados pelos produtos comercializados, como a Feira Livre, a Feira Orgânica, a Feira Modelo, e Direto da Roça



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo