Feira de Plantas e Flores da Savassi triplica número de expositores

A tradicional Feira Regional Permanente de Plantas e Flores da Savassi será ampliada a partir deste sábado (20). Oito novos feirantes licenciados pelos Editais de Feiras de Inclusão Produtiva passam a integrar o espaço, elevando para 12 o número de expositores.
A feira funciona no quarteirão fechado da Praça Diogo Vasconcelos (Praça da Savassi), na Rua Antônio de Albuquerque, esquina com Rua Alagoas, aos sábados, das 9h às 16h, com comércio exclusivo de plantas e flores naturais, adubos, vasos e produtos acessórios ao cultivo.
As novas vagas fazem parte da estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU), de fortalecer unidades de vizinhança e incentivar a geração de renda.
Segundo o subsecretário de Regulação Urbana, Daniel Assis, a medida faz parte de um esforço para dinamizar e qualificar os espaços. “A Prefeitura tem se dedicado ao diagnóstico das feiras, com monitoramento, remoção de participantes inativos e licenciamento de novos feirantes. Em abril lançamos dez editais e a Feira da Savassi será a primeira a receber os novos expositores desse processo”, afirma.
Ao todo, foram abertas 245 vagas em dez feiras da capital, sendo 78 destinadas a feiras já em funcionamento, 37 para a feira do Bairro Sagrada Família, que estava paralisada, e 130 para novas feiras nos bairros Independência e Pindorama.
A ampliação e as inaugurações de novas feiras serão feitas gradativamente até dezembro. A próxima a contar com novos expositores será a da Avenida Silva Lobo, no dia 4 de outubro. Atualmente, 205 feirantes atuam no Programa Jornada Produtiva.
Geração de renda
A ampliação integra o Programa Jornada Produtiva, programa de incentivo ao comércio popular, que busca promover a inserção produtiva e ampliar oportunidades de renda para trabalhadores que atuam em logradouros públicos.
Além das feiras permanentes, o programa abrange atividades como comércio de alimentos em veículos automotores (food trucks) ou de tração humana (ambulante), venda de bebidas em manifestações espontâneas (caixeiro), comércio realizado por pessoas com deficiência, além do trabalho de lavadores de veículos, engraxates, bancas de jornais e revistas e o Shopping Popular Caetés. Ao todo, são mais de 3,4 mil trabalhadores credenciados.
Atualmente, não há editais em aberto, mas os interessados em participar devem acompanhar novos chamamentos no Diário Oficial do Município ou na página do Programa Jornada Produtiva.