Noticias

Fórum Internacional de Gastronomia valoriza o protagonismo feminino


Começa nesta terça-feira (21) o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG), uma das programações de destaque da 2ª edição da Bienal de Gastronomia de Belo Horizonte. Toda a programação foi cuidadosamente planejada para valorizar o protagonismo feminino na cozinha contemporânea, evidenciando a contribuição das mulheres em diferentes etapas da cadeia gastronômica.

O evento será realizado no Teatro Francisco Nunes, localizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, e vai até quarta-feira (22). Os últimos ingressos disponíveis podem ser adquiridos gratuitamente neste link.

O FIG reforça o compromisso com a equidade de gênero, promovendo espaços de escuta, reconhecimento e visibilidade. A presença equilibrada de vozes femininas e masculinas nos painéis e rodas de conversa busca contribuir para uma gastronomia mais diversa, inclusiva e representativa.

“O Fórum Internacional tem tudo para ser uma experiência inesquecível não só para quem trabalha com gastronomia, mas para quem simplesmente ama comer bem e descobrir novos sabores. É um encontro que reúne grandes nomes da culinária contemporânea, vindos de várias partes do Brasil e do mundo, e que também valoriza nossos talentos locais, aqueles que ajudam a levar o nome de Belo Horizonte ainda mais longe, com seus saberes, sabores e histórias”, destaca a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.

O FIG é voltado para os profissionais e entusiastas do setor. O evento também será um momento para celebrar a alimentação, gastronomia e culinária, importantes ativos de Belo Horizonte, e explorar as últimas tendências e avanços do segmento, com o compartilhamento de boas práticas, experiências e relatos que perpassam por temas atuais e relevantes.

Com especialistas nacionais e internacionais, a programação conta com uma série de ações para troca de experiências, atividades gastronômicas, mesas redondas, experiências de Cozinha Show e demonstrações de como a tecnologia está remodelando a gastronomia mundial.

O evento vai reunir especialistas, chefs, produtores e estudiosos para debates sobre alguns dos temas mais relevantes da gastronomia mundial. A programação abrange desde reflexões sobre a tradição e a memória alimentar até discussões sobre inovação e sustentabilidade, valorizando a cozinha de Belo Horizonte e suas conexões com o cenário global.

Entre os destaques estão: “Comida e Prosa”, roda de conversa marcada pela troca de experiências e contação de histórias; “Do Prato à Memória”, que reconhece a comida como patrimônio cultural; e “Boas Práticas em Belo Horizonte”, que evidencia iniciativas locais de excelência.

O público também poderá acompanhar o debate “Receitas em Revolução”, sobre a força criativa das cozinhas contemporâneas, além de “Alquimias Belo Horizontinas: Do Grão ao Gole”, que celebra a riqueza dos ingredientes e bebidas produzidos na capital mineira. A tradição ganha protagonismo em “Raízes na Panela”, e o futuro da alimentação será debatido em “Alimentar o Futuro”, painel dedicado às transformações da cultura alimentar no mundo.

Feira Gastronômica

Durante o evento será realizada uma feira gastronômica gratuita na entrada do Teatro Francisco Nunes, iniciativa da Belotur, em parceria com o Sebrae Minas, por meio do projeto Prepara Gastronomia. A feira contará com a participação de influenciadoras e empreendedoras culinárias da capital mineira, como Baixa Comidaria, Cia do Aipim, Cozinha Santa Cecília, Casa de Maria, Chocolatelab, Cacahuatt, dentre outros.

A proposta é oferecer ao público do Fórum Internacional de Gastronomia a oportunidade de conhecer e saborear diferentes quitutes locais. Não será necessário retirar ingressos para ter acesso à feira.

O público poderá visitar a exposição interativa do projeto “Bares com Alma”, que valoriza e preserva a memória de bares históricos da capital. O espaço também contará com a participação de alunos das faculdades de gastronomia da cidade, que apresentarão trabalhos técnicos e oferecerão degustações de receitas preparadas especialmente para o evento.

Programação

Terça-feira (21)

9h: Início do evento

9h30: Abertura

10h30: Premiação do 1º Concurso da Confeitaria e da Quitanda- 11h: Comida e prosa: Roda de conversa e contação de histórias | Maria Clara Magalhães e Carol Fadel (Matula Cozinha) convidam Beth Coutinho (Cozinha da Beth Coutinho / Masterchef+)

14h: Alquimias Belo Horizontinas: Do Grão ao Gole | Cibele Guimarães (Drinks por Jezebel); Kalinka Campos (Lambe Lambe Bebidas); Ramon Santos (Stone Light / Envasarte / Alambiques Santa Efigênia); Bruna Brandão (Jambruna); Rodrigo Castriota (Clima Café & OOP Café)

15h – Boas Práticas em Belo Horizonte | Renato Lana (Sebrae Minas); Isabella Fantini (Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional); Rosângela Mírian Mendonça (UEMG); Mediação – Rafael Teixeira de Mattos (Senac Minas)

16h – Raízes na Panela: A Força da Tradição | Cidinha Santiago (Chef e cozinheira); João Batista (Do Batista); Márcia Nunes (Dona Lucinha); Mediação – Sinval Espírito Santo (UNI Le Cordon Bleu).

Quarta-feira (22)

9h30: Início do evento

10h: Receitas em Revolução: Cozinhas Criativas | Dayse Paparoto (Paparoto Cucina); Ana Clara (Tom Cozinha de Herança); Isabela Rocha (Bar Pirex); Gui Poulain (Cozinheiro e confeiteiro); Mediação – Larissa Laura Gonçalves Fernandes De Souza (Estácio)

11h: Experiência Interativa: Cozinha Show | Felipe Caputo (Do Caputo)

14h: Alimentar o Futuro: Cultura Alimentar em Transformação | Adélia Rodrigues (Gastronomia Periférica); Pedro Benoliel (Ateliê Benoliel); Josemira Gadelha (Prefeitura de Canaã dos Carajás); Bernardo Cançado (Oncevai)

15h: Do Prato à Memória: Comida como Patrimônio Cultural | Daniel Filipe Veríssimo (Sands China – Macau); Vítor Sobral (Tasca da Esquina – Lisboa); Carlos Fontão (Academia Internacional de Gastronomia); Daniela Fernandes (Matula Film Festival); Mediação: Marina Simião (Diretora de Promoção e Marketing Turístico da Belotur)

16h: Histórias e Comidas que Inspiram | Fabiana Rodrigues (Cumbucca); Iva Murta (Restaurante e Bar da Iva); Rafael Andrade (Criador de Conteúdo); Mediação: Eduardo Batista (UNI Arnaldo)

Bienal da Gastronomia

A 2ª edição da Bienal tem o apoio da Rede Supermercados BH; parceria educacional com as faculdades UniArnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac, UniBH Le Cordon Bleu e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e parceria institucional com a Frente da Gastronomia Mineira, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) e Sindicato e Associação de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais (Amipão).
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo