Noticias

Fundação de Parques de BH participa do 1º encontro latino-americano de zoológicos


A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) participa até esta sexta-feira (3) do 1º Congresso da Associação Regional Euro-Asiática de Zoológicos e Aquários (Earaza) realizado na América Latina. O evento acontece no Animália Park, em São Paulo, e reúne especialistas de diferentes partes do mundo para debater estratégias de conservação da fauna, manejo de espécies ameaçadas e iniciativas de educação ambiental.

Participam o presidente da FPMZB, Gelson Leite, e a bióloga e diretora da Zoobotânica de Belo Horizonte, Sandra Cunha. “Essa participação é uma forma de ampliar a nossa rede de cooperação com os zoológicos da Europa e da Ásia. Também é uma oportunidade única de mostrarmos o trabalho do Zoo de BH ao mesmo tempo em que aprendemos com as iniciativas de diferentes partes do mundo”, destaca Gelson Leite.

A iniciativa inédita no Brasil reúne especialistas instituições e profissionais de todo o mundo para debater temas essenciais como a conservação de espécies, parcerias entre zoológicos e iniciativas ambientais internacionais. A programação inclui palestras exclusivas, apresentação de programas da Earaza e visitas técnicas ao Animália Park, ao Aquário de São Paulo e ao Instituto Butantan.

“Essa primeira edição aqui no país marca um passo importante para a ampliação da rede de colaboração entre zoológicos do mundo todo. É primordial o trabalho desenvolvido em conjunto com outros zoológicos, aquários e centros de pesquisa visando a conservação das espécies e conscientização da sociedade sobre a necessidade de proteger a biodiversidade”, ressalta Sandra Cunha.

O congresso é resultado da conferência “Zoo – Território para Todos”, realizada em 2024 no Zoológico de Moscou, em comemoração aos 160 anos da instituição. Na ocasião, representantes de 19 países, incluindo o Brasil, reuniram-se para debater os desafios da conservação da fauna em escala global.
 



Prefeitura de Belo Horizonte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo