Fundação de Parques promove variada programação pelo Dia das Crianças até 17 de outubro

Para comemorar o Dia das Crianças, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) preparou variada programação para que toda a família possa aproveitar atividades de lazer ao ar livre e de conscientização sobre a preservação da natureza. Dentre as atrações previstas desta sexta-feira (10) até a sexta da semana que vem (17), nos parques e no Jardim Zoológico de BH, estão trilhas ecológicas guiadas. A programação completa pode ser conferida neste link.
Todas as atrações são gratuitas. Na Zoobotânica, é necessário adquirir ingresso para acesso ao espaço (temporariamente sendo vendidos somente em dinheiro). Consulte preços no site da FPMZB.
As crianças poderão participar das trilhas guiadas acompanhadas dos responsáveis. Os passeios proporcionam uma verdadeira imersão sensorial, com a estimulação de todos os sentidos em meio aos sons, cheiros, cores e sensações da natureza, para que os participantes possam conhecer a história dos parques.
No domingo (12) haverá duas atividades no Parque das Mangabeiras. O Projeto Ambientar é uma iniciativa da FPMZB com exposições interativas, oficinas, jogos, brincadeiras e bate-papo para despertar a consciência ambiental, numa ação colaborativa com universidades, vários órgãos públicos e setores da sociedade em prol à proteção da natureza. O projeto “Meu Vizinho | Edição Pic nic na Praça”, patrocinado pela Cemig e com apoio do Hermes Pardini, oferece variada programação cultural: música, atividades circenses, contação de histórias, brincadeiras, brinquedos infláveis e teatro.
Ainda no domingo, a programação nos parques inclui gincanas, brincadeiras, jogos e rodas de conversa envolvendo o público infanto-juvenil em uma jornada divertida de descoberta sobre a biodiversidade. As atividades exploram os serviços ecossistêmicos oferecidos pelos espaços verdes urbanos — como sombra, ar puro e lazer — e integram a campanha “Não Alimente os Animais Silvestres”, promovendo a convivência responsável com a fauna e o respeito ao equilíbrio ambiental.
Também está prevista a ação chamada “Mais Verde, Menos Cinza”, divertida oficia de combate ao fogo, atividade educativa e interativa voltada ao público infantil, com o objetivo de conscientizar sobre os impactos das queimadas nos parques urbanos e áreas verdes.
Na Zoobotânica, a programação tem o objetivo de conscientizar, de forma lúdica e divertida, sobre os impactos das atividades humanas na fauna silvestre. Com jogos, bate-papo e exposições, além da última visita guiada do ano ao Aquário Temático da Bacia do Rio São Francisco, a proposta é chamar a atenção do público para a espécies ameaçadas de extinção e demonstrar como podemos contribuir para conservação desses animais.